OAB solicita a atuação do Ministério da Economia para aprovação do Programa Transporte Social – OAB

A OAB Nacional encaminhou um ofício ao ministro da Economia, Paulo Guedes, solicitando a atuação e os esforços de seu ministério para a aprovação do Programa Transporte Social, proposto por entidades da área de transportes urbanos e pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com objetivo de auxiliar o setor essencial durante a crise gerada pela pandemia do coronavírus.

A Ordem destaca na comunicação ao ministério que o transporte é “direito social” consagrado pela Constituição Federal e serviço essencial (art. 30, inciso V), cujo objetivo é contribuir na garantia de outro direito constitucional, ou seja, o direito de ir e vir (art. 5°, inciso XV), sendo que, notadamente, o transporte coletivo urbano figura em destaque nesse contexto.

Além disso, a OAB aponta para dados do setor que revelam uma queda na demanda da ordem de 70% em média, em todo o país, em uma situação semelhante ao ocorrido com as companhias aéreas, que vêm tendo atenção especial das autoridades. Dessa forma, a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana e a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), por meio da FNP, entregaram ao ministério o “Programa Transporte Social”, com diversas medidas que devem ser adotadas de forma imediata para manter a operação mínima do transporte coletivo por ônibus urbano em todo o país.

“Nestes termos, solicito os bons préstimos de V.Exa. no sentido de envidar esforços visando à aprovação do referido Programa, como fator decisivo para manter a operação mínima do transporte público por ônibus no período de crise, fundamental para o deslocamento dos trabalhadores das áreas de saúde, segurança, limpeza pública, abastecimento e outras, todas essenciais, e garantir o pagamento total ou parcial dos salários e benefícios dos milhares de trabalhadores do setor, até a retomada da normalidade social e econômica do País”, afirma um trecho do documento encaminhado ao ministro Paulo Guedes.

Confira aqui a íntegra do Ofício

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/58079/oab-solicita-a-atuacao-do-ministerio-da-economia-para-aprovacao-do-programa-transporte-social.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

OAB vai ao STF contra decreto que excluiu representantes da sociedade civil do Conad – OAB

A OAB Nacional ajuizou, no Supremo Tribunal Federal (STF), uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), …