Senadores usam redes sociais para celebrar datas comemorativas — Senado Notícias

Em casa e participando de sessões remotas, os senadores têm aproveitado as redes sociais para prestar suas homenagens às datas comemorativas. Senadores registraram o Dia do Descobrimento do Brasil e o Dia da Terra, celebrados nesta quarta-feira (22). Também fora lembradas a comemoração do aniversário de Brasília, o Dia do Policial Militar e Civil e o Dia de Tiradentes, efemérides comemoradas em 21 de abril.

O dia 22 de abril marca a data oficial da chegada das embarcações portuguesas ao Brasil, em 1500, dando início à colonização do país. A data, conhecida como Dia do Descobrimento do Brasil, não é feriado nacional. 

O senador Angelo Coronel comemorou a data em suas redes sociais. Para ele, a pandemia do novo coronavírus pode ser um marco para um país com mais união e solidariedade.

“Nesse Dia do Descobrimento do Brasil, mais do que nunca temos que estar juntos para vencer essa batalha. Sairemos dessa crise com ainda mais motivos para lutarmos por um Brasil menos desigual”, escreveu o senador.

Para Petecão, apesar da data não ser classificada como feriado nacional, é importante comemorar a chegada dos navegadores portugueses ao território brasileiro.

O Dia da Terra também é comemorado em 22 de abril, em todo o mundo. A data representa a luta em defesa do meio ambiente, promovendo a reflexão sobre a importância do planeta e o desenvolvimento da consciência ambiental.

O senador Otto declarou que o momento de crise, vivido em decorrência da covid-19, é a oportunidade de descobrir um novo país, com união, engajamento e parceria.

“Esse momento de atenção e cuidado causado pelo coronavírus é o incentivo que faltava para que a gente descubra um novo Brasil: mais humano, mais justo e mais atento às demandas de toda a população. No Dia da Terra, essa lição também vale”, disse.

Aniversário de Brasília  

Os senadores também parabenizaram o aniversário de 60 anos da capital federal em suas redes sociais.

A senadora Leila Barros (PSB-DF) declarou que no período de isolamento social, onde os brasilienses não podem ir às ruas para comemorar o aniversário da cidade, é o momento para continuar se cuidando e continuar cuidando do coletivo. Para ela, Brasília “é a capital da esperança, é a terra de todos”.

“Nosso quadradinho completa 60 anos. Meu coração é só gratidão por esta cidade, onde tive o privilégio de nascer e crescer. Hoje, como senadora, só quero retribuir tudo que recebi. Te amo, Brasília”, celebrou em rede social.

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) homenageou a capital e declarou que a cidade segue fazendo história ao longo dos seus 60 anos de trajetória.

“Parabéns Brasília, pelos seus 60 anos de acertos, erros, tentativas e conquistas! Assim, nossa capital federal, patrimônio da arquitetura mundial, segue fazendo história tornando palpável o sonho distante de um brasileiro”, ressaltou.

Izalci Lucas (PSDB-DF) também parabenizou Brasília.

“Parabéns a todas as pessoas que construíram e continuando construindo nossa Brasília. Orgulho dessa cidade”, disse o senador.

Para comemorar o aniversário de Brasília o Senado produziu, além de matérias especiais homenageando a cidade, o documentário A Menina de Sessenta. O vídeo conta a história da construção da capital do país, fundada há 60 anos, sob a perspectiva de pessoas que moram ou moraram no Distrito Federal. 

Tiradentes

O Dia de Tiradentes, comemorado em 21 de abril, também foi lembrado pelos senadores. Joaquim José da Silva Xavier, popularmente conhecido por Tiradentes, foi considerado um grande líder por ter lutado por seu povo e seus ideais. O nome de Tiradentes está escrito no Panteão da Pátria e da Lliberdade Brasileira, conhecido como o Livro dos Heróis da Pátria.

Para Carlos Viana (PSD-MG), Tiradentes sonhou e deu a vida por um país mais justo.

“A liberdade tem preço. Ela exige sacrifícios de cada um de nós. Exige responsabilidade, equilíbrio e principalmente respeito aos posicionamentos diferentes. É nossa responsabilidade construir esse sonho a cada dia”, destacou.

Otto Alencar declarou que Tiradentes foi um grande líder brasileiro e exemplo de luta para independência do Brasil.

“Tiradentes foi um dos articuladores da revolta conhecida como Inconfidência Mineira, que pretendia livrar o Brasil do domínio português. Sua participação o fez ser condenado à morte, mas seu exemplo deu as bases para o sentimento que culminou na independência do nosso país”, escreveu.

Dia da Polícia civil

Os senadores também recordaram e homenagearam o Dia da Polícia Civil e Militar. A data também é comemorada em 21 de abril e ainda se trata de uma homenagem à Tiradentes, que foi considerado o patrono das polícias brasileiras. O dia homenageia o órgão responsável pela segurança da população e a manutenção da ordem pública, seguindo as leis e normas de boa conduta em sociedade.

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) declarou que já são quase 20 anos de dedicação como delegado da Polícia Civil de Sergipe. Para ele, ser um servidor da segurança pública é uma missão essencial.

“Fico feliz por contribuir para o bem estar dos sergipanos, e principalmente, para o combate à criminalidade, seja ela violenta ou de colarinho branco. Hoje é dia de homenagear homens e mulheres policiais civis, militares e federais que diariamente trabalham para a garantia da justiça, da paz e da liberdade dos cidadãos”, enfatizou.

Major Olimpio (PSL-SP) declarou respeito e gratidão aos policiais.

“Vocês são a última barreira de defesa da população. Faça sol ou chuva os nossos guerreiros estarão sempre prontos para servir e proteger. Obrigado, heróis. Por colocarem suas vidas em riscos para defender a sociedade”,registrou.

 De Maria Moura, sob supervisão de Paola Lima 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/04/22/senadores-usam-redes-sociais-para-celebrar-datas-comemorativas.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …