Paulo Paim quer seguro-desemprego pago até o fim da pandemia — Senado Notícias

O senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu em pronunciamento nesta quarta-feira (22) a criação de uma nova modalidade de seguro-desemprego emergencial que poderá ser pago por três meses ou até o fim da calamidade pública decretada em virtude da pandemia de covid-19. 

O benefício, que está previsto no PL 1.449/2020, do próprio senador, também abrange os microempreendedores individuais e ajusta o valor a ser pago para até R$ 2.870, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). 

Paim ressaltou que a crise é gravíssima e que o desemprego é “uma bomba prestes a explodir”. A taxa de desemprego, segundo o senador, está em 12,5% e pode alcançar 17,8% de acordo com cálculos da Fundação Getúlio Vargas, ou até mesmo 24%. Ele questionou como fica a sobrevivência das famílias atingidas pelos efeitos da pandemia, que pode chegar direta ou indiretamente a mais de 100 milhões de pessoas.

— O Brasil tem que agir rápido e garantir o seguro-desemprego para todos. É uma questão de solidariedade e humanidade, políticas humanitárias. Temos que salvar vidas. O desemprego é cruel. Ele não pode matar. O vírus está aí, nos matando. A nossa gente está enfrentando um inimigo invisível. Agora vem a fome. São dois inimigos! — alertou.

Paulo Paim reforçou que o momento é de solidariedade e de esquecer o debate ideológico para que prevaleçam as políticas humanitárias. Por isso, fez um apelo para que aqueles que já conseguiram receber o auxílio emergencial de R$ 600 ajudem os que ainda não conseguiram fazer o cadastro na Caixa Econômica Federal para que possam ser atendidos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/04/22/paulo-paim-quer-seguro-desemprego-pago-ate-o-fim-da-pandemia.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rede pede ao STF afastamento de ministro Eduardo Pazuello — Senado Notícias

A Rede Sustentabilidade pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (20) o afastamento imediato …