Projeto permite processar presidente da República por omissão diante de calamidade — Senado Notícias

Para o senador Fabiano Contarato (Rede-ES), o presidente da República deveria ser processado por crime de responsabilidade em caso de omissão frente a situações de calamidade pública ou desastres naturais. Para que isso seja possível, ele apresentou um projeto de lei, o PL 1.043/2020, que começou a tramitar no Senado no final de março.

De acordo com o projeto, o processo poderia ocorrer quando o presidente “deixar de implementar políticas públicas voltadas para a prevenção ou para a resposta a situações de calamidade pública ou de desastre natural”. Como a proposta altera a Lei 1.079/1950 (Lei de Crimes de Responsabilidade), também estariam sujeitos a esse tipo de processo os ministros de Estado, os ministros do Supremo Tribunal Federal e o Procurador-Geral da República.

Segundo Contarato, “quando se trata das políticas públicas para prevenção e resposta a calamidades e desastres, há de se lembrar que não se está diante de uma simples omissão ou lapso do governante, mas sim de uma cultura de descaso que tem impacto direto também na economia e no meio ambiente”.

Como há, de acordo com o senador, governantes que permanecem omissos quanto à execução de ações emergenciais nesses casos, é preciso estabelecer punições.

“É necessário que a lei tutele a população em seus momentos de maior necessidade. Afigura-se, portanto, como razoável e justo que os governantes sejam cobrados de forma mais contundente quando sua omissão enseja a significativa perda de vidas humanas.”

O projeto, apresentado dia 27 de março, aguarda a designação de relator.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/04/23/projeto-permite-processar-presidente-da-republica-por-omissao-diante-de-calamidade.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …