Confira a pauta da sessão do Plenário Virtual do TSE que se inicia nesta sexta-feira (24) — Tribunal Superior Eleitoral

O Plenário Virtual do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza mais uma sessão de julgamento, que tem início nesta sexta-feira (24) e se estenderá até o dia 30 de abril. Durante o período, os ministros da Corte apreciarão nove processos, entre eles prestações de contas de partidos políticos, um Recurso Especial Eleitoral (Respe) e consultas.

Constam da pauta da sessão jurisdicional as prestações de contas do Partido da Causa Operária (PCO) e do Avante relativas ao exercício de 2015. A Corte Eleitoral também deve julgar recurso relativo às Eleições Municipais de 2016 em Tubarão (SC). Movido pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), o recurso visa à revogação de habeas corpus concedido, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), a Robson Roussenq Motta, em processo no qual ele responde por crimes contra o sigilo ou exercício do voto.

Já na pauta da sessão administrativa, estão previstas três consultas, uma lista tríplice para o preenchimento de vaga no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) e o pedido de registro do Partido da Evolução Democrática, de relatoria do ministro Luís Roberto Barroso.

Plenário Virtual

Desde novembro de 2019, o TSE vem realizando, além das sessões presenciais, sessões de julgamento na modalidade eletrônica. O intuito foi proporcionar mais agilidade à análise dos processos. A medida atende ao que dispõe a Constituição Federal no artigo 5º, inciso LXXVIII, que assegura a razoável duração do processo e os meios que garantam a rapidez de sua tramitação.

Com a mudança de rotina imposta em razão das medidas de combate à pandemia do Covid-19, conforme decisão do Plenário da Corte de 19 de março, as sessões virtuais, que são disciplinadas pela Resolução TSE n° 23.598/2019, passarão a ser semanais.

Confira a pauta da sessão do Plenário Virtual desta semana.

RG/LC, DM

Fonte Oficial: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2020/Abril/confira-a-pauta-da-sessao-do-plenario-virtual-do-tse-que-se-inicia-nesta-sexta-feira-24.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

oito milhões de eleitores justificaram ausência ao 1º turno — Tribunal Superior Eleitoral

Cerca de oito milhões de eleitores que não votaram em 15 de novembro, data do …