Autoridades discutem medidas de enfrentamento à Covid-19 no sistema prisional

Representantes do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Prisional (GMF), do Ministério Público e da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) reuniram-se na sexta-feira (24/4), por meio de videoconferência, para tratar do enfrentamento à Covid-19 no sistema prisional.

No encontro, o secretário da SAP, Leandro Antônio Soares Lima, apresentou as medidas que estão sendo adotadas pelo Poder Executivo para tentar conter a disseminação da Covid-19 no sistema prisional, como testagem e isolamento de pessoas sintomáticas ou que apresentaram sintomas nos últimos sete dias e separação temporária de novos presos dos demais detentos.

Foi noticiada, ainda, a retomada progressiva, a partir de 3 de maio, da atividade laboral realizada por reeducandos no interior das unidades prisionais do Estado, mediante uma série de restrições, como operação com pelo menos 50% de redução no número de internos por turno e adoção de medidas rigorosas de higiene e distanciamento.

Mesmo com as restrições estabelecidas pelo Poder Executivo, os outros órgãos manifestaram preocupação com a retomada das atividades laborais. O desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, coordenador do GMF, sugeriu que não seja autorizado o retorno ao trabalho de pessoas que integram o grupo de risco, evitando-se, assim, exposição aumentada desses reeducandos. A SAP comprometeu-se a rever os termos da portaria.

Os atos normativos, recomendações e protocolos em vigor no sistema prisional catarinense estão sendo disponibilizados e atualizados diariamente no Portal do PJSC, na área destinada ao GMF, neste link.

Fonte: TJSC

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/autoridades-discutem-medidas-de-enfrentamento-a-covid-19-no-sistema-prisional/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=autoridades-discutem-medidas-de-enfrentamento-a-covid-19-no-sistema-prisional.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Justiça do Trabalho da 15ª Região promove esforços concentrados pela conciliação

Aderindo ao Mês Nacional de Conciliação, promovido pela Justiça do Trabalho, e à Semana Nacional …