Nota de repúdio ao aumento da carga tributária – OAB

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, acolhendo recomendação de sua Comissão Especial de Direito Tributário, vem a público manifestar sua preocupação diante das diversas iniciativas em trâmite no Congresso Nacional que visam ampliar a altíssima carga tributária atualmente existente em nosso País, como se verifica dos diversos projetos de lei que visam criar empréstimos compulsórios, afastar a isenção sobre a distribuição de dividendos e elevar a alíquota de diversos tributos, dentre outras medidas completamente inadequadas à situação de pandemia na qual a sociedade brasileira está imersa.

A atual fase da pandemia do COVID-19 clama a atenção das autoridades públicas para a adoção de medidas de preservação da vida, da saúde, dos empregos e da renda, apoiando as empresas na manutenção de suas atividades e sobrevivência, após a fase aguda em que estamos inseridos.

As iniciativas destacadas laboram em sentido contrário à operação de salvamento de vidas, renda, emprego e empresas que deve presidir a atuação estatal na presente quadra econômica. Ressalte-se que estudos da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE demonstram que a esmagadora maioria dos países assolados pela pandemia do novo coronavírus adotou medidas de redução de carga tributária, e não de oneração. Trata-se de um bom exemplo a ser seguido no Brasil.

Aumentar a carga tributária, por qualquer meio e a qualquer pretexto, será um desserviço à economia nacional, motivo pelo qual todas as iniciativas legislativas alvitradas nesse sentido merecem o repúdio uníssono da OAB e da sociedade brasileira.

Brasília, 4 de maio de 2020.

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/58115/nota-de-repudio-ao-aumento-da-carga-tributaria.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Presidente do IAB rechaça discurso de ódio e antissemitismo no Pleno da OAB – OAB

O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sidney Limeira Sanches, defendeu, nesta segunda-feira (25), …