Memória do Judiciário é tema da primeira live da Esmape nesta segunda (11/5)

A memória e a história de todos os Tribunais que fazem parte da Justiça brasileira ganharam um dia histórico. Em ato normativo, referendado pela Resolução 316/2020, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) instituiu o dia 10 de maio como o Dia da Memória do Poder Judiciário, considerando proposta do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname), a partir de consulta realizada em fórum de discussão composto por vários especialistas do país.

Para celebrar a data, nesta segunda-feira (11/5), às 18h, a Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (Esmape/TJPE) vai realizar sua primeira live, tendo como tema Memória e histórias da Justiça em Pernambuco. O objetivo do evento virtual é destacar e valorizar a preservação dos fatos históricos que ajudaram a construir a identidade cultural do Judiciário, bem como divulgar a história do Judiciário pernambucano, incentivando a pesquisa de seu acervo.

A live será apresentada pelo presidente da Comissão de Gestão e Preservação de Memória (CGPM) do TJPE, desembargador Jones Figueirêdo, e terá a presença da gerente do Memorial da Justiça de Pernambuco, a historiadora Mônica Pádua. Também estarão presentes a professora e doutora em história da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Lídia Santos; e o doutorando em história pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Jeffrey Souza, que tem como tema de sua tese o Tribunal da Relação de Pernambuco.

Na ocasião, será apresentado, entre outros, um processo criminal de 1883, quando o TJPE ainda era o Tribunal da Relação de Pernambuco. A ação penal, que foi intitulada de Crime da Rua da Aurora, tem como parte autora A Justiça e como réus Herculina Adelaide de Siqueira e o escravo Felisbino, e será mostrada aos espectadores como parte do projeto Memorial Digital, que é voltado para a pesquisa, preservação e difusão do conteúdo do patrimônio histórico documental do Memorial da Justiça de Pernambuco.

Edição histórica da Revista Documentação e Memória

O TJPE é a quarta Corte de Justiça mais antiga do país, e no dia 13 de agosto deste ano a instituição celebra seus dois séculos de existência. Para iniciar as comemorações, na live da Esmape haverá o lançamento de edital da edição comemorativa da Revista Documentação e Memória, do Memorial da Justiça, que em seu próximo número vai prestar homenagem aos 200 anos da criação do Tribunal da Relação de Pernambuco.

edital foi publicado pela CGPM no Diário da Justiça Eletrônico (DJe), nesta segunda-feira (11/5), e trata da abertura das inscrições e seleção de artigos científicos, para fins de publicação na edição especial do periódico do Memorial da Justiça. A edição especial da Revista será composta pela produção intelectual de magistrados e servidores do TJPE. Também podem participar do periódico professores, estudantes e comunidade externa. O lançamento acontece em fevereiro de 2021.

Inscrições

Para participar, os interessados devem enviar o seu artigo científico sobre Os 200 anos da criação do Tribunal de Relação de Pernambuco para o e-mail [email protected], juntamente com uma ficha de identificação e um termo de autorização. Os artigos serão recebidos até o dia 30 de junho.

Para mais informações, clique AQUI.

A Revista Documentação e Memória visa atender aos anseios de pesquisadores e profissionais das Ciências Humanas e da Informação, quanto à divulgação de trabalhos nas respectivas áreas, atuando em acordo com a responsabilidade do Memorial da Justiça de Pernambuco, que é guardar, preservar, divulgar e disponibilizar a documentação histórica produzida no âmbito do Poder Judiciário estadual.

Conexão Esmape: ligação direta com o conhecimento 

A live A Memória do Poder Judiciário será a primeira de uma série de debates e bate-papos que a Escola Judicial do TJPE está promovendo através de seu canal no Youtube nesta semana. A ação, intitulada Conexão Esmape, terá continuidade nesta terça (12/5), às 18h, com o tema Soluções alternativas para os conflitos decorrentes da Covid-19. Na quarta (13/5), às 20h, o debate se volta para o tema Ética e cuidados com o fim da davida; e na quinta (14/5), a partir das 17h, o assunto abordado na live será Precatórios.

Dia da Memória do Judiciário

O CNJ aprovou, em sessão realizada no dia 14 de abril deste ano, a instituição do Dia da Memória do Poder Judiciário, a ser celebrado em 10 de maio. A data foi escolhida para homenagear e preservar a memória, o acervo documental dos Tribunais e o legado das personalidades que marcaram a história da Justiça brasileira. A nova data do calendário da Justiça celebra o patrimônio cultural construído desde o Brasil Colônia, e foi escolhida tendo em conta a data de fundação, em 1808, da Casa da Suplicação do Brasil, primeira instituição superior criada no Judiciário brasileiro, e que, neste ano, completa 212 anos de existência.

Fonte: TJPE

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/memoria-do-judiciario-e-tema-da-primeira-live-da-esmape-nesta-segunda-11-5/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=memoria-do-judiciario-e-tema-da-primeira-live-da-esmape-nesta-segunda-11-5.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

CNJ lança #BlocodoRespeito: campanha de conscientização contra o assédio no Carnaval

O Conselho Nacional de Justiça promove, de 3 a 17 de fevereiro, o #BlocoDoRespeito, uma …