Para senadores, Regina Duarte não deixa legado na Secretaria de Cultura — Senado Notícias

A saída de Regina Duarte da Secretaria Especial de Cultura do governo federal nesta quarta-feira (20) repercutiu entre os senadores. Pelas redes sociais, eles lamentaram a instabilidade na gestão da pasta e a ausência de um legado deixado pela atriz que permaneceu no cargo por pouco mais de 70 dias. O comunicado sobre a exoneração de Regina Duarte da Secretaria Especial de Cultura foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro em suas redes sociais. Ele informou que ela assumirá a Cinemateca Brasileira, instituição responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira, que é vinculada à Secretaria de Cultura.

“Regina Duarte nem chegou a compor o ‘governo’. Nada fez pela cultura, sequer se sensibilizou com a morte de colegas. Com todo respeito, que ela mesma deixou de ter, já vai tarde!”, afirmou o líder da Minoria no Senado, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) no Twitter.

Para o líder do PT, senador Rogério Carvalho (SE), a ex-secretária demonstrou falta de habilidade e de interlocução com a classe artística. Ele teme que o cenário se agrave ainda mais com o futuro indicado para o cargo. “Sai [Regina Duarte] como uma pessoa indesejada, incapaz de conduzir a pasta e, ainda por cima, fazendo teatrinho com o presidente para poder dizer que está saindo em paz, ganhando um prêmio de consolação. O pior é que se já era ruim, com a Regina ficou pior. O por vir ainda pode ser mais trágico para a cultura, para os produtores culturais e para toda classe artística brasileira”, disse no Twitter.

As incertezas nas políticas de incentivo à cultura do governo também foram destacadas pelo senador Fabiano Contarato (Rede-ES).  “A deslealdade é o salário de quem se soma à escória bolsonarista: a história não os absolverá! Se a gestão ruinosa de Regina terminou, o mesmo não se pode dizer sobre o obscurantismo na cultura, que ainda atravessará um longo inverno”, ressaltou, também pelo Twitter.

Mais críticas

Na mesma rede social, o senador Humberto Costa (PT-PE) publicou vídeo no qual o presidente Jair Bolsonaro e Regina Duarte explicam os motivos que levaram a atriz a deixar a Secretaria e informam sua ida para a Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

“Regina Duarte deixa o cargo e volta a passar uma vergonha muito imensa. Deixa de ser secretária de Cultura para ser funcionária de terceiro escalão da Secretaria. E comemora. Na cara lisa”, acrescenta.

As polêmicas geradas após entrevistas concedidas pela ex-secretária — como a que foi ao ar pela rede CNN, na qual Regina minimizou atos da ditadura militar e se descontrolou após um questionamento feito pela ex-colega de profissão, a atriz Maitê Proença — também foram lembradas pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN).

“Suicidou-se profissional e socialmente: saiu de contrato com a Globo onde ganhava até para ficar sem atuar, entrou num governo ruim, falou um monte de bobagens, ofendeu a cultura e a história, não fez nada de concreto e ainda teve que se contentar com um rebaixamento funcional”, avaliou o senador no Twitter.

O senador Paulo Rocha (PT-PA) se somou às críticas. “Não adiantou a Regina Duarte vomitar barbaridades sobre a ditadura”, complementou.

Mário Frias

Já o senador Alvaro Dias (Podemos-PR), informou que um novo nome já está sendo sondado para assumir o posto. “A atriz Regina Duarte pediu ao presidente para deixar o cargo e voltar a São Paulo, onde pretende ficar mais próxima da família e poderá ocupar uma função do governo federal na cidade. Para o lugar dela, o ator Mário Frias foi convidado para assumir a Secretaria Especial da Cultura”, informou.

A atriz Regina Duarte assumiu a Secretaria Especial da Cultura, que é subordinada ao Ministério do Turismo, no dia 4 de março, 45 dias após ter recebido o convite do presidente Bolsonaro. Durante a passagem pelo cargo, além da entrevista à CNN, a atriz chegou a participar do Programa Fantástico, da TV Globo, e afirmou ter sido alvo de “uma facção” que queria ocupar seu lugar no governo. A declaração gerou críticas até mesmo de eleitores favoráveis ao governo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/05/20/para-senadores-regina-duarte-nao-deixa-legado-na-secretaria-de-cultura.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Agente público investigado por violência doméstica pode ter salário suspenso — Senado Notícias

Foi apresentado no Senado um projeto (PL 994/2024) que endurece as consequências para agentes públicos …