OAB e Abraji lançam convênio e cartilha para garantir segurança de jornalistas – OAB

A OAB Nacional, em parceria com a Faculdade de Direito da USP, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a ESPM, realizaram virtualmente, nesta quarta-feira (27), o seminário “Liberdade de imprensa, Justiça e segurança dos jornalistas”. Na ocasião, foi lançado o convênio entre a OAB e a Abraji para orientar juridicamente jornalistas vítimas de ameaças e assédio na internet. 

O tema central do evento foi a onda crescente de ataques aos profissionais de imprensa de diversos veículos, principalmente durante a pandemia do Covid-19, fato que se constitui em ameaça à democracia – visto que tolhem a liberdade de imprensa. Para ajudar no combate a esses episódios, também foi lançada a “Cartilha sobre medidas legais para a proteção de jornalistas contra ameaças e assédio on-line”, que detalha as características de um abuso virtual e o modo de denunciá-lo às autoridades.

Para o presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, a imprensa livre é um dos pilares da democracia. “A defesa da democracia exige vigilância e coragem, exige instituições fortes. Omissão, tibieza e fraqueza são fatores que levam a processos históricos como foi o da ascensão do nazismo. Quando a liberdade não é observadora da força da democracia institucional, leva à desordem, ao caos e à vitória dos autoritários. Hoje é um dia importante porque é hora dos terroristas virtuais que assolam jornalistas conhecerem a face dura do Poder Judiciário. Eles não vencerão, pois a liberdade vencerá”, afirmou. 

Em seguida, o coordenador do Observatório de Liberdade de Imprensa da OAB Nacional, Pierpaolo Bottini, explicou o cerne do convênio. “Quando jornalistas são agredidos, é muito comum elaborarmos notas de repúdio, o que é muito bem-vindo. Mas resolvemos ir além, dar mais um passo, e identificar quem se esconde atrás de um teclado para realizar essas atrocidades. A cartilha que advém do convênio é um passo a passo para os jornalistas agredidos, listando as autoridades que devem procurar nas delegacias, no Ministério Público, no Judiciário. E vale não somente para os profissionais de grandes veículos, mas sobretudo para os do interior do país, onde a intimidação é, muitas vezes, maior”, esclareceu Bottini.

O presidente da Abraji, Marcelo Träsel, entende que o convênio é o início da formatação de uma rede de proteção jurídica aos jornalistas. “Os recentes ataques evidenciam a degradação da civilidade e do espírito democrático no país. A imprensa é sempre um dos alvos dos movimentos autoritários, porque é impossível existir uma democracia sem uma imprensa livre, e ela nunca esteve tão ameaçada no Brasil desde a redemocratização. Nunca, de lá para cá, houve tanto cerceamento à atividade jornalística. Devemos fazer tudo que estiver ao nosso alcance para evitar que jornalistas voltem a ser alvos de perseguição sistemática como era no regime militar. O assédio na internet é inaceitável numa democracia, assim como o discurso injurioso e estigmatizante do presidente da República contra os profissionais da imprensa”, disse Träsel.

O diretor da Faculdade de Direito da USP, Floriano de Azevedo Marques Neto, lembrou que a liberdade de expressão é um ponto comum das atividades jornalísticas e jurídicas. “A Faculdade de Direito tem extensa trajetória na defesa das liberdades fundamentais. Se engana quem acha que a liberdade de imprensa é um privilégio do jornalista, pois na outra ponta há o cidadão com sua necessidade e seu desejo por boa informação. É fundamental defendermos e reforçarmos o valor da liberdade de imprensa numa sociedade democrática como é a brasileira”, pontuou.  

Palestras

A repórter especial da Folha de São Paulo, Patricia Campos Mello, relatou algumas das ameaças e atrocidades das quais foi vítima em 25 anos de carreira. O procurador-geral da República, Augusto Aras, falou sobre os incisos 4º e 9º do artigo 5º da Constituição Federal, que oferecem garantias e subsídios à atividade jornalística, quando seu autor se sentir ameaçado em seu exercício.    

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, falou de sua longa relação com a imprensa e de seu grande interesse pela atividade jornalística desde que vivenciou a época da morte do jornalista Vladimir Herzog. Já o ministro Alexandre de Moraes, do STF – que também é professor da Faculdade de Direito da USP – falou sobre os três pilares das democracias liberais: Poder Judiciário independente, imprensa livre e eleições livres e periódicas. Para ele, qualquer pilar que sofra ameaças refletirá na própria democracia.

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/58168/oab-e-abraji-lancam-convenio-e-cartilha-para-garantir-seguranca-de-jornalistas.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Presidente do IAB rechaça discurso de ódio e antissemitismo no Pleno da OAB – OAB

O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sidney Limeira Sanches, defendeu, nesta segunda-feira (25), …