Plenário aprova empréstimo para São Gonçalo do Amarante (RN) — Senado Notícias

Em votação simbólica, o Senado aprovou nesta quarta-feira (27) projeto que autoriza o município de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, a tomar um empréstimo no valor de US$ 34 milhões com o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata). O PRS 23/2020 teve parecer favorável do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) e segue agora para promulgação.

Os recursos dessa operação de crédito destinam-se ao financiamento parcial do Programa de Ações Estruturantes de São Gonçalo do Amarante (Paes). Segundo informações do fundo, é a primeira vez que a Linha de Financiamento Verde do Fonplata será utilizada no Brasil. Com taxas de juros mais baixas, a linha se destina a projetos ambientalmente sustentáveis. Em São Gonçalo do Amarante, estão previstas execução de obras para a ampliação das redes de distribuição de água potável e de esgoto sanitário, melhoria das condições de mobilidade urbana por meio da pavimentação de novas vias, melhoria dos pavimentos já existentes, implantação de obras de drenagem, e construção de parques públicos.

— Após a pandemia, esse recurso será bem-vindo. Espero que seja bem aplicado — declarou Styvenson.

A operação será contratada com base na taxa de juros Libor semestral, acrescida de margem fixa a ser definida na data de assinatura do contrato, devendo apresentar custo efetivo da ordem de 3,71% ao ano, inferior ao custo máximo para empréstimos com garantia da União, estimado em 5,33% ao ano. Libor é a sigla de London InterBank Offered Rate, uma taxa de referência para juros cobrados por bancos em empréstimos de curto prazo no mercado interbancário internacional. O pagamento será feito em cinco parcelas, sendo a última em 2024.

De acordo com o relator, a atual situação de endividamento de São Gonçalo do Amarante comporta a contratação de novas obrigações financeiras. Em relação à garantia da União, a Secretaria do Tesouro Nacional afirmou que o município possui contragarantias e capacidade de pagamento para aumentar o seu endividamento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/05/27/plenario-aprova-emprestimo-para-sao-goncalo-do-amarante-rn.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Para juristas, CPI tem provas para denúncia contra Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional — Senado Notícias

A CPI da Pandemia reuniu-se com um grupo de juristas que considera haver provas de …