Enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes é tema de debate na Ordem – OAB

A OAB Nacional promoveu, nesta sexta-feira (29), o “Diálogo sobre os 20 anos do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes e a Rede de Atendimento – realidade atual do Brasil e de Portugal – O Direito à Proteção – Adoção e o Direito e a família”. Na abertura do evento, que foi transmitido por meio do canal oficial da OAB Nacional no YouTube, o vice-presidente da Ordem, Luiz Viana, pregou serenidade para enfrentamento da pandemia e falou sobre a questão do abuso sob o ponto de vista do isolamento social derivado dessa situação.

“Tenho acompanhado o aumento da violência doméstica nesse período de pandemia e de isolamento social. Porém, este é apenas um momento de uma história que temos na nossa sociedade. Crianças e adolescentes merecem toda a nossa proteção e auxílio para que haja um fortalecimento da sociedade civil no sentido da proteção e defesa delas e do ambiente familiar saudável que possa acolher a todos com as mais diversas formas de família que temos na contemporaneidade”, disse ele.

A presidente da Comissão Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CNDDCA), Glícia  Salmeron, destacou o apoio que tem recebido para tratar dos temas relacionados à infância e adolescência. “O Conselho Federal tem, sem pestanejar, não apenas contribuído, mas defendido avanço com essa pauta diante do compromisso que temos com o futuro da nossa nação. Exatamente por isso que, a partir de 2020, toda a diretoria e conselheiros federais aprovaram a criação da comissão permanente de defesa dos direitos da criança e do adolescente. Isso foi um avanço histórico para nós que militamos e trabalhamos não só no campo da criança e do adolescente, mas em todas as áreas afins, como direito de família, ambiental e todos os ramos do direito que na verdade fazem esse diálogo transversal que é fundamental. Precisamos pensar a infância e a adolescência com a perspectiva de interagir com todas as outras pautas”, declarou ela.

Ao longo da tarde, foram realizadas diversas sessões dentro do evento para tratar de diferentes temas. A integrante da comissão, Ana Carolina Costa Castro, foi mediadora da discussão do tema Reflexão sobre o ECA e o papel dos Conselhos dos Direitos, com explanação da presidente do Conanda, Iolete Ribeiro da Silva.

Em seguida, a psicóloga portuguesa Sónia Pires de Lima Rodrigues e a assistente social Karina Ferreira falaram sobre o tema o Sistema de Proteção Infanto-Juvenil, em Situação de Maus Tratos e Abuso Sexual contra Crianças no Brasil e em Portugal. A sessão teve mediação da presidente da CNDDCA.

Adoção e Destituição familiar foi o tema da terceira sessão de debates com a participação da psicóloga Gisele Groeninga e do juiz de direito do Mato Grosso do Sul, Fernando Moreira Freitas da Silva. A sessão foi mediada pela secretária adjunta da CNDDCA, Silvana Monte.

A quarta sessão reuniu o assessor institucional do Serviço Franciscano de Solidariedade (SEFRAS), Fábio Paes, e a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB, Daniela Borges, para debate do tema acolhimento institucional e destituição do vínculo materno decorrente da violência doméstica. Esta sessão foi mediada pela secretária da CNDDCA, Luiza Simonetti.

Thais Nascimento Dantas, advogada do Instituto Alana e vice-presidente da comissão de Direitos Infanto-juvenis da OAB-SP fez o encerramento evento. O “Diálogo sobre os 20 anos do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes e a Rede de Atendimento – realidade atual do Brasil e de Portugal – O Direito à Proteção – Adoção e o Direito e a família” está disponível para acesso do público por meio do canal oficial da OAB Nacional no YouTube.

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/58174/enfrentamento-a-violencia-contra-criancas-e-adolescentes-e-tema-de-debate-na-ordem.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

OAB reúne presidentes para ato em defesa da democracia – OAB

A OAB Nacional reunirá, no dia 5 de julho, o presidente Felipe Santa Cruz com …