No Dia da Imprensa, senadores repudiam ataques a jornalistas — Senado Notícias

O papel da imprensa livre como parte da democracia foi lembrado por vários senadores nesta segunda-feira (1°), data em que é comemorado o Dia da Imprensa no Brasil. A data, instituída por lei em 1999, celebra a primeira publicação do jornal Correio Braziliense, em 1808. Pelas redes sociais, parlamentares lamentaram recentes ataques a jornalistas e ressaltaram o papel dos jornalistas no combate às notícias falsas.

“Hoje é o Dia da Imprensa. Infelizmente, não há muito o que comemorar. Esses profissionais, tão importantes para a nossa democracia, têm sofrido diferentes tipos de agressões. A estes profissionais: nossa luta em defesa dos seus direitos sempre permanecerá!”, afirmou o líder da oposição, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), pelo Twitter.

Na mesma linha, Fabiano Contarato (Rede-ES) lamentou as agressões sofridas por profissionais. “Hoje é Dia da Imprensa. Infelizmente, os profissionais da área têm pouco a comemorar. Estão sendo atacados moral e fisicamente, inclusive, por apoiadores de um governo que dissemina ódio. Deixo meu agradecimento e solidariedade a todos que lutam a favor da informação isenta”, disse o senador.

Radialista, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) cumprimentou os profissionais da imprensa e disse ser necessário combater a intolerância. “Desejo que tenham todas as condições de trabalho para levar boas notícias para a população e as ruins, também necessárias. Combatam o radicalismo e intolerância de onde vierem. Acima de tudo, levem a esperança”, escreveu o senador pela rede social.

Fake News

O papel dos jornalistas no combate à desinformação disseminada em notícias falsas também foi lembrado por vários senadores. Para o líder do DEM, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), a informação de qualidade precisa ser valorizada como forma de fortalecer a democracia.

“Em meio a tanta desinformação provocada pelas odiosas fake news, valorizar a informação de qualidade, apurada com método e responsabilidade, é um esforço vital para o fortalecimento da nossa democracia. Parabéns a todos os profissionais da imprensa pelo trabalho desempenhado”, afirmou o senador, que também destacou o papel da imprensa de fiscalizar o Estado.

Zenaide Maia (Pros-RN) ressaltou que jornalistas não são inimigos. “Valorizar a imprensa, respeitar os profissionais que dedicam as suas vidas a informar as pessoas e combater as fake news são passos civilizatórios importantes e urgentes no Brasil e no mundo”.

O senador Jader Barbalho (MDB-PA) concorda. Para ele, é dever das democracias defender a liberdade de imprensa. “Minha homenagem aos profissionais que realizam diariamente uma imprensa livre e responsável, sem fake news”, disse o senador, também pelas redes sociais.

Paulo Rocha saudou os profissionais livres, competentes e responsáveis e também destacou o papel dos jornalistas em tempos de disseminação de notícias falsas. “Em época de governo de fake news, o jornalismo profissional ajuda a salvar vidas e o país”, publicou o senador.

Liberdade

Sérgio Petecão (PSD-AC) também homenageou os profissionais. “A imprensa é fundamental na sociedade industrial e da informação. Por isso, preservar a liberdade de expressão e de imprensa é um dever de todas as democracias. Quando mencionamos ‘imprensa’ estamos incluindo os jornais e revistas, rádio e televisão”, explicou.

Ao lembrar a data no Twitter, Rose de Freitas (Podemos-ES) afirmou que não há democracia sem imprensa livre. Assim como ela, Confúcio Moura (MDB-RO) disse que a liberdade de imprensa é uma das principais ferramentas da democracia. “Nada é  mais democrático que a imprensa livre”, publicou.

O líder do PSB, senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), também homenageou os profissionais da imprensa pela data: “Minha homenagem a esses valorosos profissionais que compõem a nossa imprensa paraibana e brasileira, em forma de reconhecimento à sua importância; e de solidariedade, pelo momento tão delicado por que passam”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/06/01/no-dia-da-imprensa-senadores-repudiam-ataques-a-jornalistas.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

leis precisam ser atualizadas para melhorar recursos hídricos no DF — Senado Notícias

Pesquisadores e representantes de órgãos públicos defenderam, em audiência nesta quarta-feira (27), a atualização da …