Paim defende extensão do seguro-desemprego e auxílio emergencial por mais tempo — Senado Notícias

Em pronunciamento nesta quinta-feira (4), o senador Paulo Paim (PT-RS) recomendou que o seguro-desemprego e o auxílio emergencial para socorrer trabalhadores e desempregados sejam estendidos automaticamente enquanto durar a situação de calamidade pública provocada pela pandemia de covid-19.

— O Projeto de Lei 1.449/2020, que apresentei, visa criar uma nova modalidade extraordinária de seguro-desemprego, que poderá ser paga a quem tenha tido pelo menos três meses de registro em carteira nos últimos 12 meses, por período de três meses além do que a lei hoje assegura. Isso vai beneficiar milhões de trabalhadores; também abrange os microempreendedores individuais, que estão pedindo socorro para manter empregos, tendo, em muitos casos, que encerrar suas atividades. Esse projeto também ajusta o valor do seguro-desemprego, para ser pago até o valor de R$ 2.870, com base no INPC [Índice Nacional de Preços ao Consumidor] — informou.

Paim acrescentou, também, estar preocupado com a situação das pessoas que dependem do auxílio emergencial pago pelo governo federal. Ele defendeu a continuidade dos pagamentos desse benefício enquanto durar a pandemia. Atualmente, a lei prevê que o auxílio emergencial (em geral no valor de R$ 600) seja pago por três meses. O senador ressaltou que “esse tempo é muito pouco e insuficiente” para garantir a segurança alimentar do trabalhador e sua família.

— O Projeto de Lei 2.419/2020, também de minha autoria, amplia o prazo do recebimento do auxílio emergencial até o fim do ano. Recentemente, uma pesquisa nacional do Instituto DataSenado mostrou que 91% dos entrevistados concordam com as propostas que têm esse objetivo. Portanto, estamos no caminho certo. Estamos caminhando com o povo — declarou.

O senador afirmou que a crise sanitária e econômica, agravada pela pandemia de covid-19, trará graves consequências para a população. Segundo ele, o país atingirá índices inéditos de desemprego, de aumento da pobreza e da miséria, além do agravamento da fome, que atingirá principalmente as pessoas mais vulneráveis. Ao citar dados estimativas, o senador disse que o Brasil poderá chegar a mais de 20 milhões de desempregados e mais de 15 milhões de brasileiros vivendo em extrema pobreza. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/06/04/paim-defende-extensao-do-seguro-desemprego-e-auxilio-emergencial-por-mais-tempo.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

leis precisam ser atualizadas para melhorar recursos hídricos no DF — Senado Notícias

Pesquisadores e representantes de órgãos públicos defenderam, em audiência nesta quarta-feira (27), a atualização da …