TJAL publica regras para audiências por videoconferência em processos criminais – AASP

Regulamentação leva em consideração os avanços tecnológicos, economia de recursos e tempo com a prática de atos processuais em ambientes virtuais

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) regulamentou a realização de audiências de instrução e julgamento por videoconferência em processos criminais e representações por atos infracionais durante a crise sanitária provocada pelo novo Coronavírus. A Resolução nº 19/2020 foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico desta segunda-feira (15).

A regulamentação leva em consideração os avanços tecnológicos que permitem a utilização de ferramentas para a prática eletrônica de atos processuais, com transparência, segurança, agilidade e eficiência no andamento dos feitos, além da economia de recursos financeiros e de tempo proporcionado pela prática de atos processuais nos ambientes virtuais.

A resolução destaca que artigos 185, §§2º a 9º, e 222, §3º, do Código de Processo Penal, com redação dada pela Lei nº 11.900/2009, permitem a utilização do sistema de videoconferência para a inquirição de testemunhas e, excepcionalmente, para a realização de interrogatório ou de outros atos processuais que dependam da participação da pessoa presa.

As audiências serão realizadas, a critério do magistrado, na plataforma emergencial de videoconferência para atos processuais desenvolvida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ou por meio dos aplicativos Polycom, Zoom ou Google Hangouts Meet. O aplicativo deverá ser instalado previamente pelos participantes da audiência virtual.

As partes poderão justificadamente se opor a realização da audiência por videoconferência e se o pedido for acolhido pelo magistrado, o processo permanecerá em cartório para designação de data para oitiva presencial das testemunhas.

Confira a resolução na íntegra.

Robertta Farias ? Dicom TJAL

[email protected]

Fonte Oficial: AASP.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Os desafios da maternidade são debatidos em painel do Mês da Mulher AASP – AASP

Discussão trouxe uma importante reflexão sobre maternidade, carreira e vida pessoal. ­ Em comemoração ao …