TJSE informa os advogados sobre o fornecimento de dados no ajuizamento de ações – AASP

O Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) informa aos advogados sobre a importância do fornecimento dos dados referentes ao telefone e endereço eletrônico, quando do ajuizamento das ações e/ou recursos, ou manifestação expressa da impossibilidade de tal informação. O objetivo é possibilitar uma maior viabilidade e celeridade na realização dos atos intimatórios por meio de aplicativo de mensagens multiplataforma.

A modalidade de intimação descrita está prevista na Portaria nº 33/2020 que autorizou, em caráter facultativo, excepcional e provisório, os oficiais de justiça/executores de mandados da capital e do interior do Estado, de 1º e de 2º Graus de jurisdição, a realizarem as intimações eletrônicas por meio de aplicativo de mensagens multiplataforma, a exemplo do WhatsApp, Telegram e Messenger.

De acordo com a Portaria, as unidades jurisdicionais deverão, sempre que possível, inserir no mandado o contato telefônico do destinatário da intimação ou, se não encontrado, o número de contato de seu advogado, a fim de viabilizar a aplicação da intimação. Os oficiais de justiça/executores de mandados, por meio de aplicativo de mensagens multiplataforma, poderão manter contato com os intimandos para que manifestem o interesse por essa forma de intimação.

A intimação será considerada cumprida se houver confirmação de recebimento da mensagem por meio de resposta do intimando, no prazo de 24 horas de seu envio. Ausente a confirmação de recebimento, a intimação se dará na forma ordinariamente prevista na legislação processual, sem necessidade de expedição de novo mandado.

A modalidade de intimação por plataforma multiplataforma está entre as medidas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus adotadas pelo TJSE, visando à proteção e bem-estar de servidores e das partes e o reforço ao isolamento social. Atende ao disposto no art. 270 do Código de Processo Civil, que autoriza o uso do meio eletrônico para as intimações, sempre que possível.

Fonte: TJSE

Fonte Oficial: AASP.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Os desafios da maternidade são debatidos em painel do Mês da Mulher AASP – AASP

Discussão trouxe uma importante reflexão sobre maternidade, carreira e vida pessoal. ­ Em comemoração ao …