Segundo dia de webinar da OAB debate caixa 2, corrupção e recurso no processo penal eleitoral – OAB

O segundo dia do Webinar: Fake News, Caixa Dois e Corrupção: Diálogos entre Direito Eleitoral e Penal, realizado nesta terça-feira (23), teve início com o painel que traçou um paralelo entre o crime de caixa 2 e o de falso eleitoral, bem como entre a reprovação de contas e o abuso de poder econômico. O webinar se encerrará amanhã.

Para o secretário-geral adjunto da OAB Nacional, Ary Raghiant Neto, é necessário conjugar normas legais para alcançar mais eficácia aos dispositivos. “Hoje são aproximadamente 100 projetos de lei tratando sobre a criminalização do caixa 2 no Congresso Nacional, principalmente com o advento da operação Lava Jato e com a chegada do ex-ministro Sérgio Moro à pasta da Justiça. Vejo que o artigo 350 do Código Eleitoral satisfaz esse anseio social. Entendo que o artigo 30-A da Lei Federal 9504/1997 (Lei das Eleições), em conjunção com o 350 do Código Eleitoral, tem mais efetividade”, apontou Raghiant. 

 A ex-ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luciana Lóssio, entende que já existe a criminalização do caixa 2 no país, porém sem a punição que a sociedade espera. “Já possuímos a criminalização do caixa 2 em nosso ordenamento jurídico, vide artigo 350 do Código Eleitoral. Mas sempre inquietou muito a todos o fato de a pena prevista neste dispositivo legal, de até 5 anos, ser muito pequena. Há, ainda, a punição não-penal, prevista no artigo 30-A da Lei das Eleições. Ou seja, existem ferramentas possíveis e necessárias para regular a correta aplicação dos recursos no âmbito eleitoral”, disse Lóssio. 

O advogado e professor do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), Ademar Borges, falou em seguida. “O que vimos a partir da experiência recente da jurisprudência brasileira, principalmente no âmbito da Lava Jato, foi uma tentativa de automatizar a relação entre caixa 2 e corrupção. Foi preciso um esforço da doutrina para mostrar que não é possível misturar alhos com bugalhos. É perfeitamente possível que um crime exista sem o outro. Havia a ideia de que uma criminalização do caixa 2 no Brasil iria, de alguma forma, oferecer uma proteção superior ao bem jurídico da higidez da administração pública. Qual é a realidade empírica que se quer precisamente coibir com a norma penal? Seria a contabilidade paralela ou o financiamento irregular das campanhas?”, indagou Borges.

Na sequência, o advogado Gustavo Severo teceu críticas ao artigo 30-A da Lei das Eleições. “O dispositivo virou uma espécie de juizado de pequenas causas na justiça eleitoral, com demandas de prefeitos e vereadores de pequenas cidades, principalmente. A maioria das sanções é por não emissão de recibos, abertura tardia de conta, esquecimento de declaração do próprio carro na campanha eleitoral e por aí vai. Ele trouxe muito pouco ao combate à corrupção e aos grandes ilícitos, porque, para esses, a justiça sempre teve as soluções da ação de investigação e de impugnação de mandato eletivo”, avaliou Severo. 

Os debates do segundo painel do webinar tiveram a mediação da advogada e diretora do Instituto de Pesquisa e Estudos Jurídicos Avançados (Ipeja), Cristiane Frota. “O que se busca e se precisa evitar no Estado Democrático de Direito é a desigualdade de armas e que representantes do povo sejam eventualmente alçados ao poder sem isonomia entre os concorrentes”, avaliou.

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/58231/segundo-dia-de-webinar-da-oab-debate-caixa-2-corrupcao-e-recurso-no-processo-penal-eleitoral.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Presidente do IAB rechaça discurso de ódio e antissemitismo no Pleno da OAB – OAB

O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sidney Limeira Sanches, defendeu, nesta segunda-feira (25), …