Semana do Meio Ambiente da Justiça Federal da 1ª Região começa na terça (23/6)

Plantar atitudes positivas para colher ações transformadoras! É com essa premissa que a Semana do Meio Ambiente tem início nesta terça-feira (23/6) no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). Serão quatro dias de programação sobre gestão sustentável e conscientização quanto a práticas ambientais para instigar a reflexão de todo o corpo funcional do TRF1.

“O meio ambiente está atrelado ao nosso viver, por isso, é importante a participação de todos nas discussões das questões ambientais que podem influenciar irreversível e diretamente na forma em que vivemos e nos relacionamos com as outras pessoas”, diz a servidora Aline Campos, supervisora da Seção de Promoção da Qualidade de Vida no Trabalho e coordenadora do Grupo Executivo IV, do Comitê Gestor do Plano de Logística Sustentável do TRF1.

Este ano, devido à pandemia, as ações serão virtuais. Magistrados, servidores, prestadores de serviço e estagiários do Tribunal e das 14 seções judiciárias receberão vídeos em seus e-mails, entre eles, a exposição de fotografias “Viagem por um mundo possível”; a divulgação de boas práticas sobre economia de energia, tratamento do lixo e relações sustentáveis e, ainda, uma live informativa sobre os impactos da quarentena no meio ambiente.

Parceria

Para a produção da exposição, a Assessoria de Comunicação Social (Ascom) contou com a parceria do Fotoclube Luz na Lente, grupo de fotógrafos de Brasília (DF), presidido pelo também fotógrafo João Rios. Esta equipe enviou fotos alusivas ao meio ambiente, todas devidamente autorizadas pelos fotógrafos João Rios (presidente do Fotoclube), Catarina Tokatijan, Lia Costa, Stela Moura e Wagner Friaça.

O vídeo relativo à exposição da Semana do Meio Ambiente produzido pela Ascom conta com cerca de 30 fotos e promete mexer com o imaginário e a consciência do corpo funcional. E conta também com imagens da fotógrafa Jeanne Martins, além de Lucimar de Melo Bonfim e Thiago Vilela.

Fundado em 2013, o Fotoclube Luz na Lente conta com mais de 80 associados. Eles se reúnem para a troca de informações sobre o universo da fotografia, incluindo-se palestras, proporcionando assim o aprendizado de novas técnicas, sempre em busca de “afinar o olhar”, segundo João Rios.

Tudo isso para fazer com que a já tradicional Semana do Meio Ambiente do TRF1 – totalmente virtual – cumpra, da melhor maneira possível, o objetivo de incentivar o envolvimento de todo o corpo funcional nas ideias de gestão sustentável e de promover conscientização quanto às práticas ambientais saudáveis no espaço de trabalho, dentro das premissas estabelecidas pela Resolução 201, de 3 de março de 2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A Semana do Meio Ambiente é um evento anual que integra o Plano de Logística Sustentável do TRF da 1ª Região (PLS-TRF1). O evento é inspirado nas comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho. Trata-se de uma ação do Grupo Executivo IV, do PLS, responsável pelo tema Qualidade de Vida no Trabalho.

Programação

TERÇA-FEIRA, 23 DE JUNHO: exposição “Viagem por um mundo possível”, cujo link será encaminhado ao e-mail de todos, para que “viagem” e se inspirem na natureza a passar por este momento, tirando lições positivas de tudo isso.

QUARTA-FEIRA, 24 DE JUNHO: serão encaminhados vídeos de curta duração, também por e-mail, com chamamento para a campanha “Acenda a consciência e apague o desperdício”. Neles, servidores e colaboradores do Tribunal dão dicas de ações que estão adotando em suas casas que envolvem economia de energia e também podem ser adotadas no local de trabalho.

QUINTA-FEIRA, 25 DE JUNHO: os vídeos encaminhados nesse dia terão outro enfoque: dicas que envolvem o correto descarte e reaproveitamento de lixo, com o lema “No descarte, faça sua parte”.

SEXTA-FEIRA, 26 DE JUNHO: live sobre o período da quarentena: “Reflexões momentâneas com efeitos duradouros”, com a professora Teresa Villac, doutora em Ciência Ambiental, filósofa, advogada da União e diretora de consumo sustentável do Instituto Direito por um Planeta Verde. Ela coordena na AGU a Câmara Nacional de Sustentabilidade do Instituto Direito por um Planeta Verde.

Fonte: TRF1

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/semana-do-meio-ambiente-da-justica-federal-da-1a-regiao-comeca-na-terca-23-6/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=semana-do-meio-ambiente-da-justica-federal-da-1a-regiao-comeca-na-terca-23-6.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

CNJ lança #BlocodoRespeito: campanha de conscientização contra o assédio no Carnaval

O Conselho Nacional de Justiça promove, de 3 a 17 de fevereiro, o #BlocoDoRespeito, uma …