TRE e Agência Lupa promovem eventos online de combate à desinformação

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), a Agência Lupa, o Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) promovem o Programa Democracia Digital – Eleições 2020, na próxima segunda-feira (29/6).

O projeto é um Talk Show, no turno da manhã, e uma Oficina Virtual de Combate à Desinformação com foco nas eleições de 2020, no turno da tarde. As inscrições devem ser realizadas até quarta-feira (24/6), nos endereços https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdeI-L4kavditnNSuWraTl_rKXANxVrRljtzxPw5AOxS2D1ww/viewform?usp=sf_link (Inscrição no Talk Show – manhã) e https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScimPna5Bn8WV-JEnfG0zHjdlSNLhovedojWj0BKq3LEctTaw/viewform?usp=sf_link (Inscrição na Oficina de Checagem – tarde).

Devido à pandemia do novo coronavírus, a ação será realizada de forma virtual. Para tanto, será utilizada a plataforma “Google Meet”, ferramenta de videoconferência de uso corporativo. Todos os participantes receberão um e-mail com o dia, horário e o link da conferência.

Democracia Digital 2020

O excesso de conteúdos falsos tem exigido que veículos de comunicação, agências de checagem, empresas e órgãos de todos os governos mundiais invistam tempo e recursos para desmentir os boatos e informações enganosas a respeito do novo coronavírus. Como esse combate à crescente onda de desinformação em relação ao novo coronavírus pode ajudar para uma atuação mais estratégica e eficiente nas Eleições 2020?

Esse é o tema do programa Democracia Digital em 2020, realizado pela Agência Lupa, o Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) para conscientizar, educar e ajudar no combate aos processos de desinformação em massa nas próximas eleições municipais.

O objetivo da ação é construir uma rede articulada e mobilizada para combater a desinformação nas próximas eleições com a participação de públicos estratégicos e com o apoio dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), organizações da sociedade civil, meios de comunicação independentes e cidadãos em todos os estados brasileiros.

Ao todo, já foram realizados cinco eventos presenciais nos seguintes estados: Rondônia, Pará, Amazonas, Espírito Santo e Minas Gerais. Devido à pandemia do coronavírus, a iniciativa será realizada de forma online, a fim de dar continuidade ao necessário programa em tempos de quarentena instaurada em todo o país. Já realizamos diversos eventos online nos estados com as edições: Bahia, Sergipe, Amapá, Paraíba, Mato Grosso. O evento online da edição Ceará vai acontecer no dia 29 de junho.

Dinâmica do evento online

O programa Democracia Digital acontecerá com programação dividida em duas etapas (turnos) ao longo do mesmo dia. Na primeira parte, em forma de talk show, será conduzido o debate “Como o combate à epidemia da desinformação sobre o novo coronavírus pode nos ajudar na preparação para as próximas Eleições municipais?”.

O objetivo desse espaço é discutir e buscar os principais aprendizados decorrentes da crise de desinformação relacionada ao novo coronavírus para se preparar para o enfrentamento da desinformação no contexto das eleições municipais. A proposta é que os participantes convidados realizem perguntas em tempo real para os debatedores.

A segunda parte será uma oficina de checagem direcionada aos servidores públicos e jornalistas do respectivo estado que deverão ser indicados pelo próprio TRE. O público-alvo da oficina são profissionais que estarão trabalhando na linha de frente do combate à desinformação durante o período eleitoral.

A iniciativa tem também apoio do Instituto Betty & Jacob Lafer. As oficinas de checagem contam com a parceria do WhatsApp.

Fonte: TRE-CE

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/tre-e-agencia-lupa-promovem-eventos-online-de-combate-a-desinformacao/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=tre-e-agencia-lupa-promovem-eventos-online-de-combate-a-desinformacao.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

CNJ lança #BlocodoRespeito: campanha de conscientização contra o assédio no Carnaval

O Conselho Nacional de Justiça promove, de 3 a 17 de fevereiro, o #BlocoDoRespeito, uma …