Girão considera ‘inaceitável’ votação neste momento de projeto sobre fake news — Senado Notícias

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) considerou em pronunciamento nesta quinta-feira (25) inaceitável a votação, neste momento de pandemia e através do voto remoto, do projeto de lei (PL 2.630/2020que visa a combater a disseminação de notícias falsas pela internet. Para ele, é preciso um amplo debate do assunto e que seja ouvido o contraditório, o que é impossível atualmente, segundo o senador. A proposta é está na pauta desta quinta no Plenário. 

De acordo com o parlamentar, a aprovação de uma proposta nesse sentido, sem ser discutida pela sociedade, passa a ideia de que o Senado está reagindo a calúnias feitas contra senadores e quer calar a boca dos cidadãos, o que geraria um clima de autocensura, disseminando o medo entre os internautas. Acrescentou que isso inclusive pode inibir denúncias sobre corrupção, mal que, em sua opinião, está na origem de todas as crises que afetam o país.

Eduardo Girão também considerou que a situação se agrava pela existência do inquérito das fake news instaurado pelo Supremo Tribunal Federal, ao qual se opõe firmemente, por ver nele ilegalidade e tentativa de intimidação.

— Com todo o respeito a quem pensa diferente, mas é um inquérito ilegal. Nós estamos vendo hoje no país uma situação extremamente preocupante em relação às liberdades individuais — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/06/25/girao-considera-inaceitavel-votacao-neste-momento-de-projeto-sobre-fake-news.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rede pede ao STF afastamento de ministro Eduardo Pazuello — Senado Notícias

A Rede Sustentabilidade pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (20) o afastamento imediato …