TJMS – Comarca de Sidrolândia tem primeira escritura pública por videoconferência – AASP

Nesta quinta-feira (25) foi concluída a primeira escritura pública da comarca de Sidrolândia usando a ferramenta de videoconferência da plataforma e-notariado (https://www.e-notariado.org.br/), com a concretização de uma compra e venda em que o imóvel e o adquirente são da comarca e a empresa vendedora é de Campo Grande, uma das situações permitidas pelo Provimento nº 100, da Corregedoria Nacional de Justiça. O ato foi realizado de forma híbrida: os vendedores usaram a videoconferência e assinatura digital e o adquirente compareceu no Tabelionato.

Autorizado pelo Provimento nº 100/CNJ, o serviço extrajudicial acompanha as inovações tecnológicas e de comunicação, com a realização de atos sem deslocamento até a serventia extrajudicial, fundamental em tempos de isolamento social.

Saiba mais – No ato, a manifestação da vontade das partes é colhida pelo Tabelião por videoconferência e o ato é assinado com certificado digital.

A assinatura pode ser feita tanto com certificado ICP-Brasil – que muitos já utilizam – ou com o certificado do e-notariado, sendo que este último pode ser obtido sem custo em qualquer Tabelionato de Notas do Estado. É possível realizar atos tanto na forma híbrida quanto em situações em que todas as partes se utilizem de videoconferência e assinem digitalmente.

Correições – Todos os atos dos cartórios extrajudiciais de MS são fiscalizados pela Corregedoria-Geral de Justiça, sob a gestão do Des. Sérgio Fernandes Martins, auxiliado pelo juiz Renato Liberali. Diante dos riscos de contaminação e considerando a competência exclusiva do Poder Judiciário de fiscalizar os serviços notariais e de registro, os trabalhos estão sendo realizados de forma virtual desde o final do mês de maio.

A prática nas serventias judiciais já era realizada anteriormente, remanescendo apenas a assinatura do termo de inspeção e auxílio em dúvidas sendo realizados pessoalmente, entretanto, nas serventias extrajudiciais a nova prática é totalmente inovadora.

Autor da notícia: Secretaria de Comunicação – imprensa@tjms.jus.br

Fonte Oficial: AASP.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Senado aprova MP que prorroga prazo para assembleias de sócios – AASP

Em sessão remota nesta quinta-feira (2), o Plenário do Senado aprovou a medida provisória que …