Projeto impede abertura de inquérito por STF e tribunais superiores — Senado Notícias

O Senado vai analisar um projeto de lei (PL 3.451/2020) que veda a abertura de inquérito por tribunais superiores quando a infração ocorrer nas dependências das cortes ou quando as vítimas forem seus membros. O autor da proposta, senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), quer evitar novos casos como o do inquérito das fake news, instaurado de ofício pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, para investigar ameaças aos próprios integrantes do STF. Para Alessandro, a medida é um resquício de um regime “inquisitorial”, presente na ditadura e que não está de acordo com a Constituição de 1988, que separou a responsabilidade de quem acusa da de quem julga. Já o senador Styvenson Valentin (Podemos-RN) entende que a medida pode frear o cooporativismo do STF. “A sociedade assiste estarrecida, perplexa aos abusos de alguns ministros do STF, que estão mostrando como a Justiça não deve se comportar. Não tem como se pensar que a última instância da Justiça brasileira abra um procedimento, abra um inquérito, investigue esse inquérito, julgue esse inquérito e condene através desse inquérito. É muito corporativismo para uma instituição só”, afirmou Styvenson. Mais informações na reportagem de Marcella Cunha, da Rádio Senado.

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/audios/2020/06/projeto-impede-abertura-de-inquerito-por-stf-e-tribunais-superiores.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …