Confúcio Moura defende uma política ambiental responsável para a Amazônia — Senado Notícias

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) afirmou, em pronunciamento nesta quarta-feira (8), que a política ambiental do governo brasileiro deve estar em consonância com os interesses dos diversos atores da sociedade, especialmente os da Amazônia, onde, ano a ano, as riquezas são destruídas pelo desmatamento e pelas queimadas.

Além de abrigar belezas e riquezas naturais, a Amazônia, segundo Confúcio Moura, é casa de povos tradicionais, ribeirinhos, indígenas e extrativistas, que dela retiram os meios necessários para sobreviver. Também dependem dela produtores rurais, que precisam ajudar na preservação do bioma para evitar que o mercado consumidor, especialmente os do exterior, boicote os produtos oriundos da região.

Diante disso, o senador chamou a atenção para a importância de cumprimento das normas ambientais de licenciamento, proteção, fiscalização e preservação das reservas. Se isso não acontecer e atividades como o garimpo ilegal e a extração de madeira de reservas indígenas continuarem ocorrendo, alertou Confúcio, além do impacto na natureza e no dia a dia de quem vive das riquezas da Amazônia, o país poderá sofrer penalizações internacionais, com a fuga de investidores, inclusive os dos chamados “fundos verdes”.

— Então, o Brasil tem de tomar uma posição de defesa do meio ambiente, de defesa de nossas florestas. Inclusive, estimular o plantio de florestas nos Cerrados, nas áreas degradadas. Isso é importante e muito rendoso, porque as florestas plantadas reduzem o impacto sobre a madeira nativa da floresta — sugeriu.

Confúcio Moura acrescentou que, na área ambiental, o Brasil não precisa copiar ninguém. Basta proteger o interesse nacional, que é exportar os produtos e preservar o meio ambiente saudável, concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/07/08/confucio-moura-defende-uma-politica-ambiental-responsavel-para-a-amazonia.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Senador propõe prisão e multa para quem furar fila da vacina — Senado Notícias

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) apresentou nesta segunda-feira (25) um projeto de lei (ainda não …