Weverton comemora aprovação de projetos em prol das mulheres — Senado Notícias

Depois de comandar as votações na sessão remota deliberativa desta quarta-feira (8), o senador Weverton (PDT-MA) comemorou a aprovação de dois projetos de lei (PLs) que buscam ajudar as mulheres do país durante o período da pandemia de covid-19.

— O Senado votou hoje [quarta-feira] duas propostas referentes a uma bandeira reivindicada de forma permanente na Casa que é a da bancada feminina, projetos que venham a proteger, que venham a dar o olhar de verdade, não só de reconhecimento, mas de total solidariedade e apoio às mulheres brasileiras — disse.

Ele elogiou a aprovação do PL 2.508/2020, que prioriza a mulher como provedora para receber o auxílio emergencial (também chamado de “coronavoucher”) destinado a família monoparental. Pelo texto, que segue para sanção presidencial, o recurso só vai para o pai quando comprovada a guarda unilateral do dependente. De autoria das deputadas federais Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e Talíria Petrone (PSOL-RJ), o projeto foi relatado pela senadora Rose de Freitas (Podemos-ES).

Weverton ressaltou a importância do também aprovado PL 2.510/2020, que obriga moradores e síndicos de condomínios a informarem casos de violência doméstica às autoridades competentes. O projeto tratava apenas da violência contra a mulher, mas, por emenda do senador, abrangerá também violência contra crianças, adolescentes e idosos. Foram incluídos, ainda, pessoas com deficiência física e mental. De autoria do senador Luiz do Carmo (MDB-GO), o projeto foi relatado pela senadora Zenaide Maia (Pros-RN). O texto segue para análise da Câmara dos Deputados.

— Esse texto trata da obrigação dos síndicos de denunciar a violência contra a mulher, mas também contra crianças, adolescentes e idosos. Esse projeto agora vai para a Câmara, e ele vai, sem dúvida nenhuma, fazer uma grande diferença. O número de violências contra a mulher, principalmente no período da pandemia, cresceu de forma substancial e nós não podemos ficar calados e aceitar isso. É inaceitável, nós iremos dizer sempre não a quem comete esse tipo de crime — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/07/08/weverton-comemora-aprovacao-de-projetos-em-prol-das-mulheres.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Pandemia transforma mulheres em presas de seus algozes, diz Rose de Freitas — Senado Notícias

A Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) completa 14 anos nesta sexta-feira (14). Referência no …