No Dia da Ciência e do Pesquisador, senadores defendem investimentos no setor — Senado Notícias

Nesta quarta-feira (8) os senadores se manifestaram nas redes sociais para destacar o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador, comemorados em 8 de julho. Essa data foi escolhida porque foi o dia da criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), organização sem fins lucrativos fundada em 1948.

Ao fazer sua homenagem, o senador Jader Barbalho (MDB-PA) declarou que nesta data cabe a reflexão sobre a necessidade de mais investimentos em ciência no país e de maior valorização dos pesquisadores científicos. Para ele, a solução para vencer a pandemia de coronavírus está nas mãos desses profissionais.

“Meus sentimentos às famílias de mais de 66 mil brasileiros que partiram vitimados pela covid-19. E meu agradecimento aos profissionais de saúde e aos pesquisadores que, incansavelmente, estão salvando milhares de vidas”, publicou Jader.

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) afirmou que a ciência está em toda parte: nos foguetes aeroespaciais, nas vacinas e inclusive nos texto da internet.

“Para pensarmos num futuro de desenvolvimento, temos que apostar na ciência e nos nossos pesquisadores. E podem contar comigo”, declarou Izalci.

Ao ressaltar que a data deve servir para incentivar a ciência e a pesquisa, o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) disse que elas deveriam ser prioridade, em vez de serem tratadas com descaso pelo governo.

“Hoje se comemoram o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador, mas o que o Brasil pode celebrar sobre esse assunto? Infelizmente, nada. Estamos sem ministro da educação há quase três semanas. Como professor, sonho com o dia em que alunos, pesquisadores, cientistas e meus colegas professores serão reconhecidos como merecem. Valorizar a pesquisa e a ciência é defender a educação como um todo”, enfatizou Contarato.

A senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) aproveitou a data para protocolar uma indicação que sugere ao presidente da República a apresentação de um projeto de lei ordinária para vedar cortes nos recursos destinados a órgãos e agências voltados às pesquisas científicas. Segundo Mara, constitucionalmente, essa é uma matéria cuja iniciativa é de competência privativa do chefe do Poder Executivo. Por isso, um parlamentar estaria impedido de iniciar um projeto de lei sobre o tema.

Ao homenagear a SBPC, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) lembrou que o Centro de Medicina Tropical de Rondônia foi criado durante sua gestão como governador desse estado.

“Vocês, cientistas brasileiros, não estão sozinhos. Há muitos parlamentares aqui no Congresso que defendem a ciência com unhas e dentes. Podem contar conosco”, garantiu Confúcio Moura.

O Dia Nacional da Ciência foi criado em 2001, pela Lei 10.221. Em 2008 foi criado o Dia Nacional do Pesquisador, pela Lei 11.807.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/07/08/no-dia-da-ciencia-e-do-pesquisador-senadores-defendem-investimentos-no-setor.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Pandemia transforma mulheres em presas de seus algozes, diz Rose de Freitas — Senado Notícias

A Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) completa 14 anos nesta sexta-feira (14). Referência no …