CNJ – Resolução trata de precatórios expedidos por TJs contra Fazenda Pública Federal – AASP

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou por unanimidade, na 68ª Sessão Virtual, a Resolução CNJ n. 327/2020, que disciplina a requisição de precatórios junto à Fazenda Pública Federal pelos tribunais de Justiça. A edição da norma cumpre a determinação prevista no artigo 84, parágrafo único da Resolução CNJ n. 303/2019, que trata da gestão dos precatórios e dos procedimentos operacionais no âmbito do Poder Judiciário.

Precatórios são ordens de pagamento emitidas pela Justiça para quitar dívidas do governo federal, estadual, municipal ou distrital, e de suas autarquias e fundações, decorrentes de uma condenação judicial transitada em julgado, ou seja, que não admite mais qualquer tipo de recurso. A norma recém-aprovada é fruto de grupo de trabalho criado pelo Fórum Nacional de Precatórios (FONAPREC), com o objetivo de elaborar estudos e propor medidas para o aperfeiçoamento da gestão de precatórios, conforme prevê a Resolução CNJ n. 158/2012.

De acordo com o conselheiro relator do processo e presidente do FONAPREC, Luiz Fernando Tomasi Keppen, o procedimento aprovado busca conferir agilidade processual e eficiência ao processamento dessas dívidas. “Este ato normativo otimizará o controle financeiro e atribuirá maior confiabilidade ao sistema de pagamento de precatórios devidos pela Fazenda Pública Federal”, enfatizou, ao proferir voto sobre a questão.

Ao fundamentar a necessidade de edição da norma, o conselheiro destacou  que o recebimento, pelo CNJ, de informações prestadas pelos tribunais de Justiça sobre os precatórios expedidos contra a Fazenda Pública Federal é compatível com a sua  missão institucional. Além disso, observou que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) previu, para o ano de 2020, que os tribunais de Justiça encaminhassem aos diversos órgãos federais, inclusive ao CNJ, a relação única contendo todos os débitos de precatórios acidentários e precatórios expedidos contra a União.

Entre as regras aprovadas está a de que caberá ao CNJ encaminhar à Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, à Secretaria de Orçamento Federal da Secretaria Especial de Fazenda e à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, ambas do Ministério da Economia, à Advocacia-Geral da União (AGU) e aos órgãos e às entidades devedores a relação consolidada dos débitos constantes de precatórios judiciários resultantes de causas processadas pela justiça comum estadual a serem incluídos no Projeto de Lei Orçamentária do exercício seguinte, com os dados enviados pelos tribunais de justiça.

O ato normativo ainda dispõe sobre o procedimento a ser adotado caso a LDO preveja a possibilidade de descentralização ao CNJ das dotações orçamentárias destinadas ao pagamento de débitos relativos aos precatórios devidos pela Fazenda Pública Federal e requisitados pelos Tribunais de Justiça, com a consequente transferência de tais recursos financeiros às Cortes de Justiça.

Sessão Virtual

Durante a 68ª Sessão Virtual, realizada entre 25 de junho e 1º de julho, o Plenário do CNJ julgou 30 processos. Sete processos tiveram a decisão adiada por pedido de vista. O resultado do julgamento do Ato Normativo 0004456-22.2020.2.00.0000 e dos demais julgamentos pode ser acessado aqui.

Jeferson Melo
Agência CNJ de Notícias

Fonte: CNJ

Fonte Oficial: AASP.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Os desafios da maternidade são debatidos em painel do Mês da Mulher AASP – AASP

Discussão trouxe uma importante reflexão sobre maternidade, carreira e vida pessoal. ­ Em comemoração ao …