Humberto Costa acusa governo de privilegiar bancos na reforma tributária — Senado Notícias

Em pronunciamento nesta quinta-feira (23), o senador Humberto Costa (PT-PE) acusou o governo do presidente Jair Bolsonaro de privilegiar o setor financeiro na sua proposta de reforma tributária.

Para o senador, a primeira fase da reforma demonstra o compromisso da atual administração com os bancos, os planos de saúde e as seguradoras. Ele afirmou que o setor financeiro “foi o primeiro a ser socorrido durante a pandemia de covid-19, quando o governo transferiu R$ 1,3 trilhão para os bancos”.

— Eles [os bancos] não dão qualquer contribuição importante para que o país possa sair da crise em que está mergulhado há tanto tempo — criticou.

Humberto Costa também manifestou preocupação com as notícias de que a reforma proposta pelo governo, no que se refere ao imposto de renda sobre pessoas físicas e jurídicas, pretende acabar com as deduções para gastos em educação e saúde. Isso, ressalta o senador, prejudicaria seriamente a classe média brasileira.

O senador disse que o PT e a esquerda consideram importante uma reforma tributária, mas não da forma como pretende o governo. Por isso, ressaltou ele, apresentaram uma proposta diferente.

— Uma [proposta de] reforma progressiva, que comece a cobrar mais de quem ganha mais, que possa levar em consideração a adoção de propostas como impostos sobre grandes fortunas, impostos sobre heranças e acima de tudo a cobrança sobre lucros, juros e dividendos ganhos por aqueles que são acionistas de grandes empresas no Brasil — defendeu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/07/23/humberto-costa-acusa-governo-de-privilegiar-bancos-na-reforma-tributaria.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Senado aprova uso de recursos do FNCA em acolhimento durante pandemia — Senado Notícias

O Plenário do Senado, em votação simbólica, aprovou nesta quinta-feira (17) proposta autorizando o uso …