Novo Portal de peticionamento eletrônico do TJCE entra em funcionamento oficial no próximo dia 1º de agosto – AASP

A nova versão do Portal e-SAJ de Peticionamento Eletrônico do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), usada em caráter experimental desde o mês de março, começa a funcionar oficialmente a partir deste sábado, dia 1º de agosto. Com essa medida, haverá o desligamento da versão antiga, que estava disponível nesse período de adaptação.

“Esse portal novo foi disponibilizado, inicialmente, para um grupo de advogados, até conseguirmos contemplar toda a categoria. Depois incluímos os usuários da Defensoria Pública e do Ministério Público. Por último, contemplamos as Secretarias de Segurança Pública e de Administração Penitenciária, que também fazem uso da ferramenta. Os representantes dessas entidades foram capacitados e a grande maioria de seus usuários já utiliza bem essa versão, então nos sentimos seguros em retirar o portal antigo do ar, que só está gerando despesa com manutenção”, esclarece o coordenador de Informações e Apoio das Atividades Judiciais do TJCE, Pedro Carlos Alves Cavalcante.

Entre as novidades estão funcionalidades como o “Painel do Advogado” e o “Novo Peticionamento Eletrônico”. Outra vantagem é que o portal utiliza navegação gráfica e permite uma visualização mais simplificada dos serviços.

“Isso facilita e organiza o acesso às informações, suportando fluxos de trabalho de forma eficiente, agrupando as tarefas relativas aos processos em um único lugar, em ordem cronológica e com constante atualização. Além disso, permite melhor acesso aos serviços de peticionamento eletrônico e consulta processual”, acrescenta.

No “Painel do Advogado”, por exemplo, é possível visualizar e protocolar a petição em uma única tela. Há ainda o recurso de salvamento automático. A pré-visualização das peças é mais uma inovação, que serve como orientação para o preenchimento correto das informações. Além disso, o usuário pode conferir cada documento anexado antes de protocolar a petição e reordenar as peças visualmente, arrastando os arquivos.

O novo e-SAJ pode ser acessado do computador, tablet e celular, a qualquer momento. A acessibilidade é mais um diferencial, com acesso de forma facilitada, por leitores de tela, para atender às necessidades de pessoas com deficiência visual.

REFORMULAÇÃO
A reformulação do portal foi desenvolvida com a colaboração dos próprios usuários. Um grupo de advogados foi selecionado e submetido a testes de usabilidade. O objetivo é que a ferramenta eletrônica esteja em conformidade com as necessidades da rotina de trabalho dos profissionais.

NOVO LAYOUT
O novo portal ganhou cores em tons mais neutros e modernos. As fontes e as telas facilitam a leitura dos textos, destacando os principais itens e otimizando a rotina de serviços. As informações básicas dos processos estão agrupadas em “cards”, padronizando a leitura e o entendimento das tarefas do advogado.

Fonte: TJCE

Fonte Oficial: AASP.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

TRT1 – Confira orientações sobre protocolo de classes processuais em segunda instância – AASP

O Comitê Gestor Regional do Processo Judicial Eletrônico (PJe) no âmbito do Tribunal Regional do …