Senadores criticam veto a prioridade do auxílio emergencial a mulher chefe de família — Senado Notícias

Nesta quarta-feira (29), os senadores criticaram o veto integral do presidente Jair Bolsonaro ao PL 2.508/2020. Esse projeto de lei dava prioridade às mulheres que são chefes de família no recebimento do auxílio emergencial para os casos de famílias monoparentais  aquelas em que a guarda dos filhos é exclusiva de um dos pais. Os parlamentares afirmaram que vão trabalhar para derrubar o veto. Esse projeto é de autoria da deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS).

Para o senador Weverton (PDT-MA), é um “absurdo” as mulheres que criam os filhos sozinhas não terem prioridade para recebimento da cota dupla do auxílio emergencial, que resulta no valor de R$ 1.200.

“O veto do presidente Bolsonaro prejudica muitas famílias que são chefiadas por mulheres. Uma total falta de sensibilidade e conhecimento da realidade das famílias brasileiras”, declarou Weverton.

Mesmo posicionamento teve o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que afirmou que o presidente da República não conhece a realidade das famílias brasileiras.

“Com uma justificativa genérica e sem sentido, Bolsonaro vetou o projeto de lei que previa prioridade de pagamento do auxílio emergencial à mulher chefe de família. Bolsonaro não conhece a realidade do país e emana falta de empatia. Vamos trabalhar para derrubar esse veto”, enfatizou Randolfe.

Para Humberto Costa (PT-PE), a justificativa do veto, em que se argumenta que não há estimativa financeira para o pagamento do beneficio, não corresponde à realidade, pois, segundo ele, os recursos do auxílio não precisariam respeitar as regras de equilíbrio fiscal.

“Mais de 56% das famílias que são chefiadas por mulheres estão em situação de pobreza. Vamos trabalhar no Congresso Nacional para derrubar esse veto de Bolsonaro e fazer com que as mães solteiras de todo o país possam se beneficiar, durante a pandemia, com a preferência do pagamento do auxílio emergencial”, disse Humberto.

Ao informar que cerca de 5,5 milhões de crianças não têm o nome do pai no registro de nascimento e 80% das crianças têm como primeiro responsável uma mulher, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) disse que “são essas mulheres e crianças que Bolsonaro quer prejudicar”.

Justificativa do veto

Ao justificar o veto, o governo federal declarou ter se baseado em análise dos ministérios da Economia e da Cidadania, que argumentam que a medida é inconstitucional e contraria o interesse público por “não apresentar a estimativa do respectivo impacto orçamentário e financeiro”.

O Executivo também alega que não há ferramentas de processamentos de dados capazes de averiguar a veracidade das informações autodeclaradas, o que abre a possibilidade para o recebimento irregular do benefício, prejudicando, assim, a política pública e os cofres públicos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/07/29/senadores-criticam-veto-a-prioridade-do-auxilio-emergencial-a-mulher-chefe-de-familia.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …