Varas de Execução Criminal têm reforço cartorário e apoio remoto no Rio Grande do Sul

Neste mês de julho, a Corregedoria-Geral da Justiça do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) implementou medidas para aprimorar o trabalho nas Varas de Execução Criminal (VECs), por meio de projetos de reforço cartório e unidade remota de atendimento.

Em 10 de março, foi acolhida pelo Conselho da Magistratura (COMAG) a proposta de implantação de Projeto Reforço Cartorário (PRC) nas 1ª e 2ª Varas de Execução Criminal de Porto Alegre e nas Varas Regionais de Execução Criminal de Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria e Santa Cruz do Sul, com a designação de servidores, no período de 16 de março a 30 de junho. A medida impulsionou os feitos paralisados por tempo excessivo, reduzir a espera por encaminhamentos, bem como digitalizar, cadastrar e implantar a totalidade dos processos de execução criminal no Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU).

O PRC foi suspenso em razão da pandemia da Covid-19. Entretanto, a Corregedora-Geral da Justiça, desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, determinou a sua retomada, com alteração do período de duração – de 08 de julho a 21 de outubro de 2020 -, mediante a expedição do Edital 034/2020 – CGJ.

Além disso, em 30 de junho, o COMAG autorizou a implantação do Projeto Apoio ao 1º Grau denominado Unidade Remota de Cumprimento e Apoio às Varas de Execuções Criminais (URCA-VEC), para cumprimento e apoio remoto atinentes a processos do SEEU com tramitação nas Varas de Execuções Criminais das Comarcas do estado, cujo ato foi publicado no DJE nº 67 em 03/07/2020 (Ato 025/2020-COMAG).

Após, a Corregedora-Geral da Justiça, com base no Ato n° 010/2020-COMAG e estudos efetuados na Corregedoria, nomeou e designou, em 8 de julho,  servidores para atuarem na URCA-VEC. Desse modo, com pessoas qualificadas a prestar atendimento às varas judiciais contempladas, deu início aos trabalhos a serem desenvolvidos na referida unidade, sem prejudicar qualquer vara da capital.

A URCA-VEC auxilia as serventias judiciais, a exemplo da URCA-Cartório, da URCA-Contadoria e da URCA-Gabinete, de modo a permitir aos servidores das varas de execuções criminais do estado a prestação de melhor serviço e o cumprimento das metas estabelecidas, considerando a especificidade e prioridade da matéria, que trata da liberdade das pessoas.

Fonte: TJRS

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/varas-de-execucao-criminal-tem-reforco-cartorario-e-apoio-remoto-no-rio-grande-do-sul/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=varas-de-execucao-criminal-tem-reforco-cartorario-e-apoio-remoto-no-rio-grande-do-sul.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Justiça realiza consulta pública para fortalecer a proteção ambiental

A Comissão Permanente de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030 …