Ações em que a OAB figura têm seus acórdãos publicados pelo STF – OAB

Duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs), em que a OAB figura, tiveram seus acórdãos publicados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na última sexta-feira (31). Uma é a ADI 2998, ajuizada pela OAB Nacional, e a outra é a ADI 3446, na qual a Ordem foi aceita como amicus curiae.

Na primeira ação, o pleito da Ordem foi julgado parcialmente procedente. A OAB questionou dispositivos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sob os argumentos de ofensa ao direito de propriedade, ao devido processo legal e à legalidade. O STF interpretou conforme o parágrafo único do artigo 161, do CTB, no sentido de afastar a possibilidade de sanção por parte do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), bem como para declarar a nulidade da expressão “ou das resoluções do Contran” constante do caput do artigo 161, por contrariar o princípio da reserva legal ao autorizar a previsão de infração por resolução do órgão.

Para a Procuradoria Constitucional da OAB Nacional, a decisão representa importante vitória para a cidadania ao fazer valer o princípio da legalidade. “Uma vez que ninguém pode ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei, não é possível admitir que o Contran estabeleça administrativamente a definição de infrações e de penalidades. A atuação da OAB assegurou, portanto, o respeito à legalidade, enquanto preceito basilar do Estado de Direito e direito de toda a sociedade”, afirma a procuradoria.

Na outra ação, a ADI 3446, OAB figurou na condição de amicus curiae. Na inicial, o Partido Social Liberal (PSL) pedia que fosse dada interpretação conforme a Constituição a dispositivos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que permite a apreensão de crianças e adolescentes para averiguação, desde que determinada por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária. A ADI 3446 foi julgada improcedente de maneira unânime pelos ministros do STF, seguindo a linha da manifestação da OAB.

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/58354/acoes-em-que-a-oab-figura-tem-seus-acordaos-publicados-pelo-stf.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Após reclamação disciplinar feita pela OAB, TRF-2 aplica pena de censura ao juiz Marcelo Bretas – OAB

Os desembargadores do Órgão Especial do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) decidiram, por …