Com Bolsonaro, Davi assina portaria que garante energia elétrica ao Amapá — Senado Notícias

Uma política pública “ansiosamente esperada”, que deverá beneficiar dezenas de milhares de assentados no Amapá, com reflexos para toda a Região Amazônica. Foi com essas palavras que o presidente do Senado e do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, assinou a portaria que designou a Eletronorte como a executora do Programa Mais Luz para a Amazônia, nas ações voltadas para o Amapá.

— Só no Arquipélago do Bailique, são mais de 12 mil moradores de ilhas que sofrem com dificuldades extremas no serviço de energia elétrica. O modelo de energia limpa e renovável conduzido pela Eletronorte é aguardado por todos os amapaenses. No total, essa portaria que assinamos hoje vai beneficiar 400 mil brasileiros que estão hoje isolados. A energia vai chegar para assentados da reforma agrária que foram postos nos rincões deste país sem nenhuma condição de subsistir. É um apoio incalculável para a agricultura familiar, pescadores, ribeirinhos e quilombolas. Este é um evento geracional, que atende brasileiros historicamente esquecidos — afirmou Davi na solenidade, realizada nesta quarta-feira (5) no Ministério de Minas e Energia (MME).

A portaria também foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Na cerimônia, o secretário de Energia Elétrica do MME, Rodrigo Limp, revelou que os termos de compromisso já estão sendo feitos com as distribuidoras, com o objetivo de entregar as obras já a partir de 2021. E o presidente da Eletronorte, Roberto Parucker, destacou que agora a empresa tem o desafio de instalar painéis solares em comunidades isoladas, ou levar cabos subaquáticos. Ele acrescentou que a parceria com o MME já disponibilizou 700 placas para serem instaladas no Amapá, além de baterias.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/08/05/com-bolsonaro-davi-assina-portaria-que-garante-energia-eletrica-ao-amapa.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Senadores articulam para acelerar envio de insumos chineses para vacina — Senado Notícias

O presidente do Grupo Parlamentar Brasil-China, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), pediu informações ao Embaixador da …