MS: Webinar debate Sistema de Justiça e Direito Antidiscriminação

Visando capacitação jurídica e interpessoal dos operadores do direito para enfrentar novos tempos, novas demandas e novas situações relacionadas às diversidades, nos dias 11 e 12 de agosto, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), por meio da Escola Judicial (Ejud-MS), sob a direção do desembargador Júlio Roberto Cardoso Siqueira, e do Comitê de Gênero, Raça e Diversidade do Poder Judiciário de MS, sob a coordenação do desembargador Odemilson Roberto Castro Fassa, realiza o 1º Webinário sobre Sistema de Justiça e Direito Antidiscriminação. A transmissão será pelo canal do TJMS no YouTube.

Acesse http://ejud.tjms.jus.br/webinario/ para acessar a programação, fazer a sua inscrição e garantir seu certificado

Em dois dias de webinário, nomes importantes abordarão temas relevantes para a sociedade. A juíza Liliana de Oliveira Monteiro, como representante do Comitê de Gênero, Raça e Diversidade, responderá pela abertura oficial, após a apresentação geral pelo cerimonial.

No primeiro painel, em que os temas são voltados à igualdade e antidiscriminação, após a apresentação, a juíza Tatiana Dias de Oliveira Said fará uma explanação geral sobre a temática do painel. Em seguida, o desembargador Roger Raupp Rios fala sobre Direito da Antidiscriminação e Sistema de Justiça. Há 10 minutos para perguntas dos participantes. Após, a juíza Tatiana Said encerra o painel.

No segundo painel, dedicado a temas de Questões Raciais e Discriminação, a procuradora Jaceguara Dantas da Silva faz explanação geral sobre a temática do painel. Feitas as explanações, Edinaldo César Santos Jr. trata sobre Questões Raciais e Discriminação; Gabriela Lenz de Lacerda fala sobre Branquitude e Poder Judiciário e Ben-Hur Ferreira aborda o Racismo Estrutural. Cada palestrante tem 20 minutos para seu tema. Há 10 minutos para perguntas dos participantes, seguido pelo encerramento do painel, com a procuradora Jaceguara.

No dia 12 de agosto, o primeiro painel é dedicado a Gênero e Sexualidade, no qual Mateus Moreira de Oliveira faz uma explanação geral sobre a temática. Iniciando as palestras, Mara Lina Silva do Carmo e Clara da Mota Santos Pimenta Alves abordam Gênero e Judiciário: interseccionalidades e desafios da inclusão. Há 10 minutos para perguntas dos participantes. O primeiro painel é finalizado por Mateus Moreira de Oliveira.

No segundo painel, voltado para o tema Povos Tradicionais, a juíza Mariana Rezende Ferreira Yoshida responde pela explanação geral sobre a temática do painel. A seguir, Liana Amin Lima fala sobre Convenção 169 da OIT, consulta prévia e livre determinação dos povos e Luiz Eloy Terena trata sobre Povos indígenas em contexto de pandemia e os desafios aos direitos humanos. Há 10 minutos para perguntas dos participantes.

Depois das palestras, a juíza Mariana Yoshida encerra o painel e a juíza Liliana Monteiro faz o encerramento oficial do evento. O webinário começa sempre às 16h com encerramento às 18h, pelo ambiente virtual da Ejud-MS.

Fonte: TJMS

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/ms-webinar-debate-sistema-de-justica-e-direito-antidiscriminacao-nos-dias-11-e-12-8/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=ms-webinar-debate-sistema-de-justica-e-direito-antidiscriminacao-nos-dias-11-e-12-8.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Justiça do Trabalho da 15ª Região promove esforços concentrados pela conciliação

Aderindo ao Mês Nacional de Conciliação, promovido pela Justiça do Trabalho, e à Semana Nacional …