Wellington destaca ações emergenciais para atender indígenas durante pandemia — Senado Notícias

Em pronunciamento nesta quinta-feira (6), o senador Wellington Fagundes (PL-MT) alertou para a difícil situação da população indígena diante da pandemia da covid-19. Ele comparou a situação ao período da conquista espanhola e portuguesa na América, quando “milhões de indígenas foram dizimados por doenças trazidas pelo homem branco”.

Ao ressaltar que muitos indígenas já contraíram a covid-19, o senador lembrou a recente morte, provocada por essa doença, do cacique xavante Domingos Mahoro, em Mato Grosso.

Wellington informou que, como membro da comissão mista que acompanha as ações e os gastos do governo federal no combate à pandemia, discutiu o assunto com o governo federal. Ele disse que o governo atendeu aos pedidos de medidas de caráter emergencial.

— Desde 27 de julho, equipes de saúde estão no Araguaia fazendo a testagem em massa da população indígena, distribuindo medicamentos e fornecendo orientações sobre a doença — afirmou ele.

O senador também mencionou ações realizadas em Mato Grosso, no município de Campinápolis e na terra indígena Marãiwatsédé. Ele disse que, entre 10 e 16 de agosto, deverão ser atendidas as populações indígenas de Sangradouro, Meruri e Maribó.

Wellington declarou que esses esforços vêm sendo realizados graças a um trabalho conjunto de diversos órgãos e instâncias. Ele citou o caso do cacique Raoni, da etnia caiapó, que, segundo o senador, recebeu o apoio da prefeitura de Sinop para se internar e se recuperar da doença.

 

 

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/08/06/wellington-destaca-acoes-emergenciais-para-atender-indigenas-durante-pandemia.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Senadores reclamam do pouco número de mulheres entre indicados a embaixadas — Senado Notícias

Dos 32 diplomatas sabatinados na Comissão de Relações Exteriores (CRE) nesta segunda-feira (21), apenas 2 …