OAB pede ao CNJ uniformização das audiências de instrução na 1º instância – OAB

A OAB Nacional encaminhou, nesta sexta-feira (7), ofício ao presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, em que solicita que  as  audiências  de  instrução  sejam  realizadas  virtualmente  apenas mediante concordâncias das partes e seus advogados e que as testemunhas sejam ouvidas exclusivamente nas dependências dos foros. O pedido contempla sugestão enviada pela OAB-RS, tratando de questão no âmbito do Poder Judiciário em 1ª instância, e visa a complementar manifestação anterior  da Ordem com o objetivo de aprimorar as práticas virtuais adotadas no  contexto  da pandemia.

“A pandemia tem trazido inúmeros novos desafios em diferentes áreas. A advocacia tem muito a contribuir para o aperfeiçoamento do sistema judiciário com base no seu conhecimento prático das situações que envolvem o processo de fazer a roda da Justiça girar adequadamente. Dentro da lógica de respeito às prerrogativas, do devido processo legal, da defesa dos interesses da cidadania, da preservação da vida e do funcionamento da nossa sociedade. Agregar mais essa sugestão é parte dessa dinâmica. Nossos pleitos ao CNJ sistematizam diversas lutas da categoria e nesse caso, com a indispensável uniformização dos julgamentos virtuais nos tribunais brasileiros, algo que beneficia a toda a sociedade”, afirmou o secretário-geral da OAB Nacional José Alberto Simonetti.

A Ordem entende que a medida certamente contribuirá de forma expressiva para aperfeiçoar o sistema de  justiça  e  garantir a  rigorosa  observância das  garantias  processuais no  atual  contexto de pandemia, com  especial  atenção  para  as peculiaridades  dos  trâmites  no  primeiro  grau  de jurisdição.

“A necessária  e defendida continuidade da prestação jurisdicional não pode se dar em detrimento das garantias procedimentais exigidas em um modelo processual que se pretenda justo e democrático. Considerando particularmente o cenário da  jurisdição em  primeiro grau, é preciso atentar para situações que impedem a cidadania, por meio da advocacia, de acessar ou utilizar as tecnologias necessárias à prática dos atos processuais. Entre os obstáculos,destaca-se a ausência e indisponibilidade de meios para acesso às ferramentas virtuais empregadas para a realização de audiências de instrução e julgamento, com a oitiva de partes e testemunhas por videoconferência, o que inviabiliza o acesso pleno à justiça”, diz o ofício.

No dia 21 de maio, a OAB Nacional já havia encaminhado ofício ao presidente do CNJ para solicitar a retomada facultativa das audiências de instrução e aquelas que demandassem oitiva de partes e testemunhas, quando houvesse concordância de todos e dos interessados na segurança da produção da prova. O documento sugeriu ainda que fossem suspensas as audiências de instrução que não preenchessem tal requisito, ante a impossibilidade de realização do ato pela via virtual com as garantias que a lei estabelece.

Confira aqui a íntegra do ofício enviado pela OAB ao CNJ

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/58367/oab-pede-ao-cnj-uniformizacao-das-audiencias-de-instrucao-na-1-instancia.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Presidente do IAB rechaça discurso de ódio e antissemitismo no Pleno da OAB – OAB

O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sidney Limeira Sanches, defendeu, nesta segunda-feira (25), …