Publicada medida provisória que abre crédito para vacina contra covid-19 — Senado Notícias

A medida provisória que vai viabilizar recursos para a produção de vacina contra a covid-19 foi publicada na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União. Para isso, a MP 994/2020 abre crédito extraordinário de R$ 1,9 bilhão para o Ministério da Saúde. 

A vacina está sendo desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, do Reino Unido. Um acordo com a Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai permitir a transferência de tecnologia na formulação, envase e controle de qualidade da substância. A meta inicial é a garantia 100 milhões de doses para o Brasil. 

O acordo prevê o início da produção da vacina no Brasil a partir de dezembro deste ano e garante domínio tecnológico para que o país tenha condições de produzir a vacina de forma independente.

Se a vacina for eficaz e o cronograma previsto pelo governo se cumprir, a expectativa é que haja uma grande campanha nacional de vacinação contra a covid-19 no início do próximo ano, informou o Ministério da Saúde. 

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que em todo o mundo essa é a vacina que está em estágio mais avançado, mas o ministério também acompanha pesquisas para o desenvolvimento de outros imunobiológicos e pode firmar outras parcerias para garantir a proteção dos brasileiros. 

A medida provisória foi assinada na tarde de quinta-feira (6) pelo presidente Jair Bolsonaro, em cerimônia no Palácio do Planalto. 

Repercussão

A liberação da verba repercutiu entre senadores nas redes sociais. Elmano Férrer (Podemos-PI) foi um dos que comemoraram a notícia: 

“O presidente garantiu crédito orçamentário de R$ 1,9 bilhão para viabilizar a aquisição e produção de 100 milhões de doses da vacina contra o coronavírus. A medida dá um importante passo garantir proteção para a população brasileira”, disse. 

Já o oposicionista Rogério Carvalho (PT-SE) criticou o presidente, ao dizer que não se trata de uma bondade do chefe do Executivo:

Bolsonaro é tão desumano que quer politizar a ação. A vacina é necessária e urgente! Não é uma bondade do Bolsonaro. Já basta o dinheiro do povo jogado fora com cloroquina, que pôs em risco a vida dos brasileiros, e estarmos com quase 100 mil mortes”, escreveu no Twitter.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/08/07/publicada-medida-provisoria-que-abre-credito-para-vacina-contra-covid-19.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Diego Tavares toma posse como senador pela Paraíba na vaga de Daniella Ribeiro — Senado Notícias

Tomou posse nesta quarta-feira (23) o senador pelo estado da Paraíba, Diego Tavares. Como primeiro …