OAB participa de reunião que define premiados especiais do 42º Prêmio Vladimir Herzog – OAB

O presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos, Hélio Leitão, representou a OAB Nacional na reunião que definiu a escolha dos premiados nas categorias especiais da 42ª edição do Prêmio Vladimir Herzog. Foram os escolhidos de forma unânime pelo colegiado composto por 14 entidades ligadas à defesa dos direitos humanos, entre elas a OAB Nacional e a OAB-SP, a cartunista Laerte, o advogado Luiz Gama (in memoriam) e a filósofa Sueli Carneiro. A escolha dos contemplados nas categorias especiais (carreira e em memória) é a primeira etapa do processo. A partir desta semana, os jurados passam a analisar os trabalhos das demais categorias: arte, texto, vídeo, áudio, multimídia e foto.

“O Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, agora já em sua 42ª edição, é, sem dúvida e sem favor, uma das mais importantes premiações do gênero no país. Reconhece e estimula a prática do jornalismo responsável e de qualidade, comprometido com a causa do direitos humanos. É motivo de muita honra e responsabilidade representar o Conselho Federal da OAB no corpo de jurados que elege os que devem receber a premiação. Nessa edição, a advocacia foi especialmente distinguida, com a outorga da premiação in memoriam a Luís  Gama, jornalista e advogado que passou à posteridade como o ‘advogado dos escravos'”, disse Leitão.

A entrega virtual dos prêmios de todas as categoriais será no dia 25 de agosto. Além da OAB Nacional e da OAB-SP, a Comissão Organizadora é constituída pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo; Associação Brasileira de Imprensa; Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo; Federação Nacional dos Jornalistas; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Conectas Direitos Humanos, Coletivo Periferia em Movimento, Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil; Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo; Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e Instituto Vladimir Herzog.

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/58374/oab-participa-de-reuniao-que-define-premiados-especiais-do-42-premio-vladimir-herzog.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Garantia de eleições honestas e livres – OAB

As Constituições brasileiras instituíram e aperfeiçoaram um Estado Democrático de Direito, em que todo o …