No Dia do Estudante, senadores defendem aprovação do novo Fundeb — Senado Notícias

Senadores aproveitaram a passagem do Dia do Estudante, nesta terça-feira (11), para defender a aprovação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que perde a vigência no fim deste ano. A proposta de emenda à Constituição (PEC) 26/2020, que torna o fundo permanente e amplia para 23% a participação da União no financiamento da educação, foi aprovada na Câmara em julho. No Senado, o texto é relatado pelo senador Flávio ARNS (Rede-PR) e deve ser votado em Plenário no dia 20.   

“Nossa homenagem hoje é para todos os estudantes do nosso país, desde a pré-escola até a pós-graduação. Todo o trabalho que estamos realizando com a PEC do novo Fundeb é em prol da construção de um Brasil mais justo, mais igual e mais desenvolvido”, declarou Arns na internet.

O senador também destacou a necessidade da criação do “suporte necessário” para os estudantes com a oferta de estrutura, bons profissionais e acolhimento.

“Precisamos também incentivar que nossos estudantes possam ter voz ativa nas decisões para a melhoria do ensino, incentivando a criação de grêmios estudantis, centros acadêmicos, diálogos com os pais para mostrar que eles são os verdadeiros donos da escola”, completou.

Para o senador Paulo Rocha (PT- PA), a melhor maneira de homenagear os estudantes é garantir que eles tenham acesso à educação. “Por isso, defendemos urgência na votação e aprovação do novo Fundeb, uma política fundamental para financiar o ensino da maior parte dos brasileiros”, disse.

Weverton (PDT-MA) apresentou um projeto para ampliar o acesso ao Fies (PL 3.025/2020) e também apoia a aprovação do Fundeb.   

“Lutamos por uma educação inclusiva e de qualidade para todos! As autoridades precisam dar mais atenção para a área, especialmente no momento atual, pois a pandemia impõe muitos desafios. Infelizmente, o governo ignora a situação e segue fragilizando cada dia mais a educação. Mas nós seguimos, de forma propositiva, trabalhando para estruturá-la. Nossa melhor homenagem ao Dia do Estudante é a defesa diária da educação. Contem com a gente!”, registrou Weverton ns redes sociais.    

Rogério Carvalho (PT-SE) também reforçou a importância do Fundeb para a educação no Brasil.

“Não existe um país do mundo que se desenvolveu sem antes valorizar o processo educativo de seu povo. Estamos juntos nessa luta! #AprovaFundeb”, postou o senador no Twitter.

Fabiano Contarato (Rede-ES) manifestou apoio a aprovação da PEC quando parabenizou os estudantes. “A educação é o caminho para transformar vidas. É por isso que sempre defenderemos a aprovação e permanência do Fundeb. A luta por uma educação de qualidade continua!”, afirmou.

Educação

Outros senadores também aproveitaram a data para destacar avanços na educação dos seus estados, é o caso do senador Eduardo Braga (MDB-AM).

“No dia do estudante vale relembrar que com os CETIs [Centros de Educação de Tempo Integral] e o incentivo que demos aos nossos alunos e professores, lá atrás, tiramos o Amazonas das últimas posições no Ideb [Índice de DESENVOLVIMENTO DA Educação Básica] para estar entre os estados que mais evoluíram. Nossos jovens só precisam de cuidado e educação de qualidade”, ressaltou.

Nesse sentido, o senador Cid Gomes (PDT-CE) defende a ampliação da assistência aos estudantes também para as famílias, que agora enfrentam o temor do risco de contaminação pela covid-19 nas escolas.  

“Um feliz dia do estudante para todos os alunos e alunas do Brasil que, mesmo sob as dificuldades da pandemia, dedicam-se ao estudo. Precisamos mais do que nunca levar condições adequadas ao aprendizado para os lares de todos brasileiros, como acesso à internet, por exemplo.

Izalci Lucas (PSDB-DF) disse acreditar em um futuro melhor para o Brasil com estudantes bem formados. “Investir nos nossos alunos é o que podemos fazer de melhor pela nação. Parabéns a todos estudantes, vocês são fundamentais!”, disse.

Randolfe Rodrigues (Rede-AP) informou que a data será comemorada por ele  com a participação no ato online da União Nacional do Estudantes (UNE)  em defesa da educação, da vida e da democracia.

“Nada melhor que somar na luta pela educação em comemoração ao Dia do Estudante. Estaremos sempre fazendo parte dessa frente! Esperamos vocês às 19h!”, convidou o senador pelas redes sociais.

Outros senadores destacaram ainda a importância da educação para transformar a realidade. “Não há distância nem fronteira para quem busca o saber” declarou Eduardo Gomes (MDB-TO).

Styvenson Valentim (Podemos-RN) também incentivou a busca por conhecimento.

“Estude, estude e estude! É a maneira mais eficiente de pavimentar o seu caminho para o futuro! E lembre-se: o sucesso se constrói com disciplina e ordem!”, recomendou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/08/11/no-dia-do-estudante-senadores-defendem-aprovacao-do-novo-fundeb.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Agente público investigado por violência doméstica pode ter salário suspenso — Senado Notícias

Foi apresentado no Senado um projeto (PL 994/2024) que endurece as consequências para agentes públicos …