Nova edição do Anuário da Justiça destaca produtividade do STJ durante a pandemia – STJ

​​Lançado nesta quarta-feira (12) em evento virtual, o Anuário da Justiça Brasil 2020 destaca o empenho do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em se adaptar aos desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A publicação, editada pela Consultor Jurídico (Conjur), mostra a alta produtividade do tribunal desde a implementação do trabalho remoto, em 16 de março.

Presidente do STJ no biênio 2018-2020, o ministro João Otávio de Noronha afirmou na publicação a importância do investimento em tecnologia como forma de aumentar a eficiência e também comentou o incentivo de sua gestão à desjudicialização.

“O Judiciário precisa ater-se ao seu papel fundamental de assegurar a inteireza da ordem jurídica, de concretizar os direitos fundamentais. Para isso, ele precisa ser eficiente. E para ser eficiente, tem que investir, planejar, tomar atitude e sair do marasmo”, declarou. 

Em sua 14ª edição, o Anuário traz o perfil e a produtividade de cada um dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e dos tribunais superiores, informa como atendem os advogados e as formas de contato com cada gabinete. As tendências de julgamento nos temas mais controvertidos e mais recorrentes em tramitação também podem ser consultadas na publicação.

Lança​​mento

No evento virtual, o corregedor nacional de Justiça e próximo presidente do STJ, ministro Humberto Martins, afirmou que o lançamento do Anuário da Justiça Brasil 2020 é um momento especial para o Poder Judiciário. “Editado pelo Consultor Jurídico, se transformou em um repositório indispensável de informações sobre o funcionamento dos tribunais superiores brasileiros”, disse.

O ministro destacou os desafios enfrentados neste ano com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e lembrou o grande esforço dos magistrados e servidores para cumprir as demandas e garantir a prestação jurisdicional. 

Também participaram do lançamento os ministros do STF Dias Toffoli (presidente), Luiz Fux, Marco Aurélio, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes; a presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Maria Cristina Peduzzi, e o presidente do Superior Tribunal Militar, ministro Marcus Vinicius Oliveira dos Santos.

Além dos magistrados, prestigiaram o evento o procurador-geral da República, Augusto Aras; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz; o advogado-geral da União, José Levi; o defensor público-geral federal, Gabriel Faria de Oliveira, e o subprocurador-geral da República Vladimir Aras.

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/3ZtF1RnValw/12082020-Nova-edicao-do-Anuario-da-Justica-destaca-produtividade-do-STJ-durante-a-pandemia.aspx.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU – STJ

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU Fonte Oficial: …