Dia dos Pais: Vara autoriza encontros virtuais entre pais e filhos nos presídios do DF

Em decisão liminar, a juíza da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal autorizou a realização de mutirão nas unidades prisionais do DF, para promover encontros virtuais entre pais e filhos, em virtude da celebração do Dia dos Pais, no domingo (9/8). A ação foi proposta pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

No pedido, sugere-se que o mutirão seja realizado pelos servidores do sistema prisional, de modo a contemplar o maior número possível de pais que estejam privados de liberdade e possibilitar que eles enviem mensagens a seus filhos por videoconferência, e-mail ou outro meio que a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAPE) julgar adequado.

Consultada, a SEAPE manifestou pela possibilidade de intensificar a realização das visitas virtuais, pelo período de duas semanas, com a contabilização da quantidade de presos que atendam ao perfil necessário para a homenagem proposta, bem como informou que orientará as direções e a Gerência de Tecnologia de Informação do órgão para tentar ampliar a participação dos filhos, menores de 18 anos, nas citadas ligações.

A magistrada considerou a proposta relevante, “especialmente porque, em tempos de pandemia, em que o isolamento social tem sido a medida mais eficaz para o combate ao coronavírus, o meio virtual se tornou imprescindível para reaproximar aqueles que, excepcional e temporariamente, necessitam ficar afastados para a preservação da saúde coletiva”.

Ainda segundo a julgadora, a data comemorativa em questão remete ao encontro familiar e à afetividade e, justamente por isso, contribui com o processo de ressocialização e de reaproximação da pessoa presa ao seio da sociedade. Assim, para a juíza, o mutirão de visitas on-line trará conforto emocional aos custodiados nas unidades penais do DF e a seus familiares.

A ação passou a ocorrer na segunda-feira (10/8), pelo prazo de duas semanas, podendo a SEAPE, se entender viável, para atender ao maior número de custodiados, promover os encontros virtuais entre pais e filhos – exclusivamente durante o mutirão – em tempo menor que três minutos, porém não inferior a um minuto.

SEEU: 0401846-72.2020.8.07.0015

Fonte: TJDFT

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/dia-dos-pais-vara-autoriza-encontros-virtuais-entre-pais-e-filhos-nos-presidios-do-df/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=dia-dos-pais-vara-autoriza-encontros-virtuais-entre-pais-e-filhos-nos-presidios-do-df.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Justiça do Trabalho da 15ª Região promove esforços concentrados pela conciliação

Aderindo ao Mês Nacional de Conciliação, promovido pela Justiça do Trabalho, e à Semana Nacional …