Congresso recebe iluminação azul em homenagem aos cardiologistas — Senado Notícias

O Congresso Nacional será iluminado de azul, nesta sexta-feira (14), para comemorar o Dia Nacional do Cardiologista. A iniciativa é do deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB). A cor azul foi escolhida porque representa a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

A data foi instituída pela associação médica em 2007, como forma de valorizar a especialidade junto à sociedade. Também para lembrar das recomendações dos profissionais sobre a importância dos hábitos de vida saudável para o coração e para saúde como um todo, de acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Marcelo Queiroga.

— Neste ano, gostaríamos de homenagear aqueles que têm se dedicado a salvar vidas, notadamente no momento em que estamos enfrentando a emergência sanitária decorrente da pandemia da covid-19 — completou.

Segundo o presidente da SBC, a homenagem também serve de advertência para a necessidade de garantir qualidade de vida e prevenção aos fatores de risco para o coração. As doenças cardiovasculares, afirma, representam a principal causa de morte no Brasil, com mais de 1.100 óbitos por dia, cerca de 46 por hora e uma a cada 90 segundos.

— Durante a pandemia, óbitos por doenças do coração tiveram aumento significativo, porém, dentro do ambiente domiciliar, pois com a covid-19 muitos deixaram de procurar ajuda médica ou não a obtiveram a tempo — disse o médico.

Como o Congresso será iluminado com azul somente nesta sexta-feira, o Senado voltará a receber a cor dourada no sábado, que permanecerá até 31 de agosto, em referência à campanha Mundial de Amamentação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/08/14/congresso-recebe-iluminacao-azul-em-homenagem-aos-cardiologistas.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

leis precisam ser atualizadas para melhorar recursos hídricos no DF — Senado Notícias

Pesquisadores e representantes de órgãos públicos defenderam, em audiência nesta quarta-feira (27), a atualização da …