Videoconferência agiliza processos na 2ª Auditoria Militar de Porto Alegre (RS)

A 2ª Auditoria Militar de Porto Alegre (RS) realizou na última semana uma série de audiências de instrução por meio de videoconferência. A iniciativa foi coordenada pela juíza Dione Dorneles Silva, com o objetivo de agilizar a tramitação de processos, minimizando o risco de prescrição dos prazos processuais em atenção às determinações que restringem a realização de atos processuais presenciais.

Para concretizar essa dinâmica,  a juíza Dione explica que foram necessárias uma sequencia de reuniões técnicas, testes de equipamento e conexão, além da imprescindível colaboração dos servidores do cartório, da TIC do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul (TJMRS) e das inúmeras partes envolvidas nos processos. A magistrada destaca, por exemplo, a contribuição do 21º e do 5º  batalhões da Brigada Militar , que disponibilizaram salas específicas além de um profissional para suporte técnico para a oitiva de testemunhas a fim de não frustrar as audiências.

Dione relata que ainda há a necessidade de se enfrentar os contratempos do uso dessa tecnologia, como quedas de sinal de internet ou a necessidade pontual de trocas de equipamento. Por outro lado, ressalta que a experiência com essa modalidade virtual tem sido positiva ao resguardar a saúde de todos os participantes das audiências além de resultar na economia de tempo porque agiliza a oitiva de militares que seriam ouvidas por carta precatória e agora podem ser ouvidas por meio de plataforma de videoconferência.

“Em um futuro próximo, creio que possamos resolver em definitivo o problema das cartas precatórias com a utilização das videoconferências. Porque, a partir daí, poderemos podemos ouvir uma testemunha em algum lugar que se encontre, mesmo fora de Porto Alegre.”

Fonte: TJMRS

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/videoconferencia-agiliza-processos-na-2a-auditoria-militar-de-porto-alegre-rs/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=videoconferencia-agiliza-processos-na-2a-auditoria-militar-de-porto-alegre-rs.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Justiça do Trabalho da 15ª Região promove esforços concentrados pela conciliação

Aderindo ao Mês Nacional de Conciliação, promovido pela Justiça do Trabalho, e à Semana Nacional …