PR: Tribunal do Trabalho apoia projeto de combate à desinformação nas eleições

O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9) é um dos apoiadores do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) na realização do “Projeto Gralha Confere”. A ação combate notícias falsas que circulam na internet sobre processo eleitoral, urnas eletrônicas e até mesmo sobre a legitimidade da Justiça Eleitoral.

Por meio do projeto, o TRE-PR confirma a veracidade de informações, tendo como colaborador o próprio cidadão, que encaminha suas dúvidas ao Tribunal diretamente pelo número do WhatsApp +55 41 98700-5100.
O conteúdo produzido pelo “Projeto Gralha Confere” baseia-se em dados oficiais e em informações fornecidas pelo Conselho Editorial e Consultivo, formado por gestores da instituição.

As respostas são também fundamentadas no Programa de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e em critérios internacionais de checagem jornalística. Os dados analisados são classificados em um de três tópicos: verdadeiro, impreciso ou falso. O resultado é divulgado no site e redes sociais do TRE-PR.

O “Gralha Confere” ganha o apoio de instituições parceiras, como a Justiça do Trabalho do Paraná. Durante o período eleitoral, o TRT9 se comprometeu, mediante acordo de cooperação técnica celebrado entre os dois Tribunais, a replicar em seu site e página no Twitter, informações produzidas pelo projeto.

O projeto da Justiça Eleitoral, cujo nome homenageia a ave “símbolo” do Paraná, possui uma página exclusiva na internet. Confira aqui.

Fonte: TRT9

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/pr-tribunal-do-trabalho-apoia-projeto-de-combate-a-desinformacao-nas-eleicoes/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=pr-tribunal-do-trabalho-apoia-projeto-de-combate-a-desinformacao-nas-eleicoes.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Justiça do Trabalho da 15ª Região promove esforços concentrados pela conciliação

Aderindo ao Mês Nacional de Conciliação, promovido pela Justiça do Trabalho, e à Semana Nacional …