Publicada lei que abre crédito para penitenciárias e setor pesqueiro — Senado Notícias

Os ministérios da Justiça e Segurança Pública e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento vão receber crédito suplementar de R$ 615,9 milhões. Os recursos estão previstos na Lei 14.037, de 2020, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro e publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira (17). 

No Ministério da Agricultura, o dinheiro será destinado ao desenvolvimento da infraestrutura pesqueira e aquícola nacional. Já no Ministério da Justiça, o governo pretende melhorar a infraestrutura e as ações do Sistema Penitenciário Nacional, com incentivo ao desenvolvimento da inteligência penitenciária.

As Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLOs) também serão contempladas. Missões dessa natureza são realizadas por autorização do presidente da República nos casos em que há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, dos estados e municípios, em graves situações de perturbação da ordem. 

Reguladas pelo artigo 142 da Constituição Federal, pela Lei Complementar 97, de 1999, e pelo Decreto 3897, de 2001, as operações de GLO concedem provisoriamente aos militares a faculdade de atuar com poder de polícia até o restabelecimento da normalidade. 

O crédito suplementar é uma modalidade de crédito adicional destinado ao reforço de recursos já previstos no Orçamento da União. É autorizado por lei e aberto por decreto do Poder Executivo. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/08/18/publicada-lei-que-abre-credito-para-penitenciarias-e-setor-pesqueiro.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …