Para Davi, aprovação da PEC do Fundeb é conquista do Parlamento — Senado Notícias

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, afirmou que foi uma conquista do Parlamento” a aprovação da PEC 26/2020, proposta de emenda à Constituição que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Ele disse que o texto aprovado nesta terça-feira (25) pelo Senado foi resultado da conciliação entre as propostas discutidas na Câmara e no Senado.

— Hoje é um dia histórico em que o Senado exerce na plenitude a sua capacidade de votação de uma matéria importantíssima, construída a várias mãos. O Senado, ao longo de um ano e meio, participou de todos os debates na tramitação dessa matéria, para que pudéssemos chegar ao dia de hoje com uma votação histórica, por unanimidade, com apoiamento de todos os partidos políticos e sem nenhum destaque — declarou.

Davi também elogiou o “espírito público” apresentado pelos líderes no Senado, destacando o trabalho de Flávio Arns (Rede-PR) como relator da PEC.

— Este dia ficará marcado na história. É o dia em que o Congresso brasileiro dá à sociedade uma resposta concreta de valorização e prestígio ao futuro pela educação.

O presidente do Senado lembrou que, além de tornar o Fundeb permanente, a PEC prevê o aumento gradativo da participação da União nos aportes destinados ao fundo.

— Esses investimentos certamente retornarão em um melhor ensino público, com mais qualidade, e um futuro promissor para nossos jovens.

Paulo Guedes

O Senado também aprovou um requerimento de Davi Alcolumbre para que o ministro da Economia, Paulo Guedes, seja convidado a explicar suas críticas ao Senado, que havia derrubado o veto a reajuste de salário de servidores públicos — o veto acabou sendo mantido devido a decisão na Câmara dos Deputados.

— Quase na totalidade do Senado Federal houve muitas manifestações para que pudéssemos fazer esse convite, para termos a oportunidade de levantar o que o Senado tem feito pelo país, pelo governo e pelos brasileiros — disse Davi, acrescentando que “o Senado não merece ser atacado e agredido, pois é uma instituição que só tem ajudado e colaborado com o Brasil”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/08/25/para-davi-aprovacao-da-pec-do-fundeb-e-conquista-do-parlamento.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Senadores comentam retorno às votações presenciais na Casa — Senado Notícias

Após seis meses sem deliberações presenciais, os senadores voltaram ao Congresso Nacional nesta segunda-feira (21) …