Recorde de produtividade reduz estoque de processos pelo segundo ano consecutivo

Os dados do Relatório Justiça em Números 2020 (ano-base 2019) revelam que a produtividade de magistrados e servidores da Justiça para solucionar os casos foi a maior dos últimos 11 anos. Cada juiz brasileiro baixou, em média, mais de oito casos por dia útil, o que eleva para 2.107 o total de ações solucionadas ao longo do ano. O bom desempenho dos magistrados se refletiu diretamente no desempenho dos tribunais. O ano de 2019 foi encerrado com 77,1 milhões de processos em tramitação na Justiça.

Acesse o conteúdo completo do levantamento

Esse é o segundo ano consecutivo de redução das ações judiciais em estoque: uma queda de 1,5 milhão de processos em comparação com o ano anterior, que terminou com 78,6 milhões de processos inconclusos. Em números absolutos, o estoque de processos apresentou a maior queda na série histórica, desde 2009, (1,7 milhão de processos na fase de conhecimento). Em termos percentuais, a redução chegou a 4,8% nessa etapa da tramitação processual – a primeira, em que são analisadas provas e tomados depoimentos, por exemplo.

Os dados revelam que a inversão de crescimento, ocorrida em 2018, pode se configurar como uma tendência. Desde que iniciado o acompanhamento do CNJ em relação a esses dados de produtividade, sempre houve aumento no número do acervo. “O volume de processos pendentes – em 2019 – foi reduzido ao patamar verificado em 2015. É uma baixa de casos bastante significativa e positiva, uma vez que, até 2016, o aumento do acervo era frequente. Em 2017 houve estabilização do estoque, culminando com a queda verificada em 2018 e 2019”, diz Gabriela Soares, diretora-executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ.

Leia mais: Justiça em Números 2020: nova edição confirma maior produtividade do Judiciário

A pesquisadora também frisa que, apesar da redução do número de processos pendentes, houve maior entrada de casos na Justiça. O número de casos novos entre janeiro e dezembro de 2019 (30,2 milhões) foi 6,8% superior que no mesmo período de 2018.

O bom desempenho dos magistrados foi acompanhado pela produtividade dos servidores da área judiciária. Houve um aumento de 14,1% no volume de trabalho realizado, o que significa uma média de 22 casos a mais baixados por servidor em relação ao ano anterior.

Mais processos resolvidos

O número de processos baixados (ou solucionados) atingiu o maior patamar da série histórica no ano de 2019: 35,4 milhões de casos. Foram solucionados 11,6% processos a mais do que em 2018 e 17% a mais do que o total de casos ingressados na Justiça (30,2 milhões). No balanço final do ano, 31,5% de todos os processos que tramitaram na Justiça foram concluídos.

Esse resultado decorre, em especial, do desempenho das Justiças Estadual e Federal, que atingiram as maiores produtividades da série histórica, com aumento de, respectivamente, 13% e 22% em processos baixados. O aprimoramento da Justiça resultou na menor taxa de congestionamento da série histórica: 68,5% (menor índice verificado em todos os anos).

Radiografia da Justiça

O Relatório Justiça em Números é a radiografia mais completa da Justiça brasileira. Ele apresenta à sociedade, com detalhes, o desempenho das unidades judiciais e, com isso, permite a formulação de políticas e metas de aprimoramento da atividade judicial em todo o país. O levantamento consolida, analisa e divulga, anualmente, os dados estatísticos referentes aos tribunais brasileiros desde 2004.

Para acessar todos os relatórios, basta clicar aqui.

Regina Bandeira
Agência CNJ de Notícias

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/recorde-de-produtividade-reduz-estoque-de-processos-pelo-segundo-ano-consecutivo/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=recorde-de-produtividade-reduz-estoque-de-processos-pelo-segundo-ano-consecutivo.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Justiça Eleitoral do Espírito Santo lança cartilha com biografia dos presidentes do Tribunal

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), por meio da Comissão de Preservação e …