Santa Cruz prestigia posse da nova cúpula do STJ, oriunda da advocacia – OAB

O presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, afirmou que a aliança entre a Ordem dos Advogados do Brasil e o Poder Judiciário é parte constituinte da construção da democracia no Brasil e que a preservação do Judiciário é indispensável para a segurança jurídica que tanto se busca no país. Santa Cruz participou da cerimônia de posse, nesta quinta-feira (27), do novo presidente do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, e do vice-presidente do STJ, ministro Jorge Mussi, para biênio o 2020-2022, ambos oriundos da advocacia.

Em seu discurso, Felipe Santa Cruz ressaltou a experiência e a trajetória profissional da nova cúpula do STJ como um diferencial para guiar o tribunal em um período histórico tão desafiador. Para Santa Cruz, eles representam a harmonia necessária para comandar o Tribunal da Cidadania, que é imprescindível para o amparo de preceitos jurídicos elementares – como a ampla defesa, o contraditório, o devido processo legal e a presunção da inocência.

“Sobral Pinto declara que ‘a advocacia não é profissão para covardes’. Oriundos da advocacia, os ministros Humberto Martins e Jorge Mussi conhecem bem o cotidiano desafiador de nossa classe. Representantes da advocacia alagoana e catarinense na magistratura, respectivamente, ambos atuaram junto à Ordem dos Advogados e ingressaram no Poder Judiciário por meio do Quinto Constitucional da Advocacia. Suas experiências como advogados qualificam a composição desta Corte com um equilíbrio necessário para evitar a perpetuação de erros no sistema judicial”, afirmou Felipe Santa Cruz.

O presidente da Ordem destacou ainda a união histórica entre a OAB e Poder Judiciário como um pilar da construção de democracia no país, sendo fundamental para a garantia dos direitos humanos, sociais e das liberdades. “A aliança entre a Ordem dos Advogados do Brasil e o Poder Judiciário é histórica e, hoje, faz parte constituinte da construção de nossa democracia. São incontáveis os momentos em que estivemos juntos em defesa dos direitos sociais, dos direitos humanos e das liberdades democráticas, sempre munidos de sensibilidade ética e com disposição para refletir e encaminhar medidas necessárias para a ordem democrática”, afirmou.

O novo presidente do STJ afirmou que assume o comando da corte para fazer uma gestão participativa. Humberto Martins agradeceu as palavras de Felipe Santa Cruz e disse que jamais deixará de esquecer a sua origem nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil. “As palavras do presidente Felipe Santa Cruz me lembram e não me deixam esquecer as minhas origens, nas fileiras dos advogados brasileiros. São combativos guerreiros que empunham as suas armas em prol dos direitos e garantias constitucionais e em defesa da cidadania brasileira”, disse

Além do presidente da OAB Nacional, também participaram da cerimônia o presidente da República, Jair Bolsonaro; o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli; o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre; o procurador-geral da República, Augusto Aras; o vice-presidente da República, Hamilton Mourão; o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; e o governador de Alagoas, Renan Filho.

Confira aqui a íntegra do discurso de Felipe Santa Cruz na cerimônia de posse no STJ

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/58408/santa-cruz-prestigia-posse-da-nova-cupula-do-stj-oriunda-da-advocacia.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Presidente do IAB rechaça discurso de ódio e antissemitismo no Pleno da OAB – OAB

O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sidney Limeira Sanches, defendeu, nesta segunda-feira (25), …