Em encontro virtual, Barroso debate caminhos da democracia, Justiça e cidadania — Tribunal Superior Eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promove, a partir das 18h desta sexta-feira (28), o evento acadêmico virtual “Democracia, Justiça e Cidadania: Debate Internacional”. O encontro terá como palestrantes o presidente do Tribunal, ministro Luís Roberto Barroso, a professora de Direito Constitucional da Universidade de Buenos Aires (Argentina) Elena Gómez e o especialista costa-riquenho em Direito Internacional José Thompson Jiménez.

A iniciativa tem como objetivo discutir o panorama dos regimes democráticos no mundo, especialmente na América Latina, bem como os desafios e as perspectivas relativas à promoção da cidadania e do acesso à Justiça nesse cenário. O evento é promovido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TSE em parceria com a Assessoria de Assuntos Internacionais e Cerimonial (AIC) da Corte.

Serão debatedores do encontro virtual o ministro e diretor da EJE/TSE, Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, o juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) e vice-diretor da Escola, Daniel Castro Gomes da Costa, a secretária-geral da Corte Eleitoral, Aline Rezende Peres Osorio, e o assessor-chefe da AIC/TSE, diplomata José Gilberto Scandiucci.

O canal da Justiça Eleitoral no YouTube transmitirá ao vivo o evento.

Perfis dos palestrantes internacionais

José Thompson Jiménez é professor universitário e especializado em Direito Internacional pelas universidades da Costa Rica e de Perugia, na Itália. Atualmente, é diretor executivo do Instituto Interamericano de Direitos Humanos (IIDH) e diretor do Centro de Assessoria e Promoção Eleitoral (Capel), programa especializado na promoção da democracia, dos direitos políticos e das eleições do Instituto.

Elena Gómez é vice-secretária da Câmara Nacional Eleitoral da Argentina e professora de Direito Constitucional na Universidade de Buenos Aires. Ela é mestre em Direito Eleitoral pela Universidade de Castilla – La Mancha, na Espanha. Também é especialista em Administração da Justiça pela Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires.

Livro

No final do encontro, será lançado de forma virtual o livro Democracia, Justiça e Cidadania: Desafios e Perspectivas – Homenagem ao Ministro Luís Roberto Barroso, da Editora Fórum.

A obra é organizada pelos ministros do TSE Tarcisio Vieira e Sérgio Banhos, pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Reynaldo Soares da Fonseca e pelo vice-diretor da EJE/TSE, Daniel Castro Gomes da Costa.

O livro divide-se em dois tomos: “Direito Eleitoral, Política e Democracia” e “Pensando as Instituições, a Justiça e o Direito”.

EM/LC

Fonte Oficial: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2020/Agosto/em-encontro-virtual-barroso-debate-caminhos-da-democracia-justica-e-cidadania.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Servidores da Justiça Eleitoral participam de três dias de treinamento sobre ferramentas do Google — Tribunal Superior Eleitoral

Nos dias 21, 24 e 25 de setembro, servidores de todos os 27 Tribunais Regionais …