Projeto cria programa de apoio a laboratórios e pesquisas de combate à covid-19 — Senado Notícias

Projeto de lei do Senado prevê investimentos de R$ 3 bilhões no Complexo Econômico e Industrial da Saúde (CEIS) para ampliar a capacidade de produção interna de produtos estratégicos dos laboratórios oficiais integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nesse sentido, a proposta (PL 4.359/2020) cria o Programa de Apoio Emergencial aos Laboratórios Públicos e ao Desenvolvimento de Pesquisas Científicas para enfrentamento a covid-19 no âmbito do SUS.

Para o senador Humberto Costa (PT-PE), autor do projeto, a pandemia do novo coronavírus demonstrou a necessidade de uma base produtiva e tecnológica adequada.

“O Brasil tem elevada dependência externa de produtos de saúde. Nos últimos 25 anos, a preços atualizados, importações brasileiras em saúde saltaram de 4 bilhões de dólares para 20 bilhões. A baixa disponibilidade de respiradores, testes, medicamentos de UTI, entre outros, limitou a capacidade de enfrentamento à pandemia. Ademais, já se discute a necessidade de importação de seringas para a vacina da covid-19”, explicou o senador na justificativa da proposta.

Crise

Além disso, Humberto Costa apontou o atual cenário sanitário e econômico para defender os investimentos no CEIS como uma saída relevante para a crise no país. Segundo o IBGE (Conta Satélite), o setor saúde representa quase 10% do PIB.

“Recursos alocados com vistas à ampliação da capacidade produtiva do CEIS não apenas asseguram a disponibilidade de produtos estratégicos de saúde, como ampliam a produção, a renda e o emprego. Investimentos no CEIS são estratégicos, especialmente na atual conjuntura. Afinal, eles implicam garantia de disponibilidade de insumos de saúde, mas também ampliam a densidade produtiva e tecnológica da indústria brasileira, contribuindo para a superação dos problemas econômicos”, argumentou o senador.

Recursos

O projeto prevê que os recursos serão executados por meio de chamadas públicas e celebração de contratos ou instrumentos congêneres, que poderão ter natureza plurianual, com foco em metas e resultados.

As chamadas públicas poderão tratar sobre preferência para instituições que desenvolvam projetos de transferência de tecnologia de produtos estratégicos de saúde no âmbito do SUS.

O PL estabelece ainda que os recursos serão previstos na Lei Orçamentária Anual e serão aplicados em acréscimo ao mínimo obrigatório previsto na Constituição Federal.

Na hipótese de chamadas públicas específicas para produtos estratégicos de saúde relacionados à pandemia, poderão ser utilizados os recursos previstos na Lei Orçamentária Anual, na rubrica 21CO — Enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional Decorrente do Coronavírus.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/08/28/projeto-cria-programa-de-apoio-a-laboratorios-e-pesquisas-de-combate-a-covid-19.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Governo paga auxílio emergencial para 196 mil pessoas nesta quinta — Senado Notícias

O governo federal vai pagar auxílio emergencial para 196 mil pessoas nesta quinta-feira (28). Os …