Tribunal de Justiça do Paraná finaliza a digitalização de 22.747 processos físicos

Em 21 de agosto, o Projeto de Digitalização de Recursos Físicos (PRODARF) do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) finalizou a digitalização de 22.747 processos judiciais – que agora estão tramitando eletronicamente no sistema Projudi. Criado em outubro de 2018 pela 1ª Vice-Presidência, o PRODARF digitalizou mais de 7,7 milhões de páginas de processos físicos que aguardam julgamento paradigma pelas Cortes Superiores.

Esses recursos estavam armazenados no subsolo da Sede Mauá, em Curitiba, e no depósito do TJPR na cidade de Pinhais. A finalização dessa tarefa e da inserção dos dados no sistema eletrônico estava prevista para dezembro, mas foi possível antecipar o prazo em quatro meses.

Atualmente, o PRODARF conta com 50 estagiários de ensino médio, que auxiliam nos períodos da manhã e da tarde. Além da digitalização de autos físicos, o Projeto promove também a inserção de peças processuais no sistema Projudi com a ajuda de 25 estagiários de pós-graduação.

A virtualização dos processos representa economia aos cofres públicos, pois há uma diminuição no consumo dos materiais de expediente necessários à sua tramitação. Também torna a prestação jurisdicional mais célere: no sistema eletrônico há uma simplificação de rotinas nos departamentos e gabinetes envolvidos. Além disso, as partes, os advogados e o Ministério Público têm acesso imediato às decisões e ao movimento processual.

Fonte: TJPR

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/tribunal-de-justica-do-parana-finaliza-a-digitalizacao-de-22-747-processos-fisicos/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=tribunal-de-justica-do-parana-finaliza-a-digitalizacao-de-22-747-processos-fisicos.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Justiça do Trabalho da 15ª Região promove esforços concentrados pela conciliação

Aderindo ao Mês Nacional de Conciliação, promovido pela Justiça do Trabalho, e à Semana Nacional …